Publicado em 1 de julho de 2020 às 22:29
Em meio à pandemia causada pelo coronavírus, quem ainda depende diariamente do sistema público de transporte encontra os coletivos lotados. O Governo do Estado anunciou, no dia 25 de maio, que os passageiros poderiam denunciar ônibus superlotados por meio do aplicativo ÔnibusGV, mas a medida parece não ter surtido efeito, já que, nesta quarta-feira (1), novamente um ônibus superlotado foi flagrado no terminal de Jardim América, em Cariacica.>
Segundo testemunhas, os fiscais presentes no terminal teriam, inclusive, estimulado que mais passageiros entrassem no coletivo, mesmo estando claramente acima da lotação permitida durante a pandemia do coronavírus, já que a orientação é que o ônibus circule apenas com as poltronas ocupadas, tendo os corredores livres, a fim de aumentar a distância entre cada indivíduo dentro do coletivo.>
No último dia 10, a Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros (Ceturb-ES) divulgou dados que apontavam mais de 7 mil denúncias a respeito de superlotação em coletivos ou falta do uso de máscara. Dessas, cerca de 2.300 se relacionavam a ônibus cheios, com passageiros em pé.>
Nesta quarta-feira (1), um ônibus foi flagrado lotado no terminal de Jardim América, em Cariacica e, segundo testemunhas, os fiscais estariam chamando mais pessoas para entrarem no veículo.>
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A Ceturb alegou, por meio de nota, que dentro dos terminais a orientação para os passageiros é de não entrarem em ônibus que apresentam superlotação, mas alegou que, entre um terminal e outro, dentro dos bairros, a fiscalização se torna mais difícil. O órgão reiterou que os passageiros podem denunciar a superlotação por meio do aplicativo ÔnibusGV e salientou a importância das denúncias para nortear as ações de programação das linhas.>
Confira, na íntegra, a nota enviada para a reportagem de A Gazeta:>
A Ceturb-ES informa que dentro dos terminais a fiscalização, tanto da Ceturb quanto das empresas, atua recomendando que as pessoas não embarquem em veículos que já estejam com a lotação de bancos. Entre um terminal e outro, ou entre os bairros e os terminais, essa fiscalização é mais difícil. A Companhia lembra que foi disponibilizada uma nova função no aplicativo ÔnibusGV para que a população possa denunciar passageiros sem máscaras e viajando em pé. Essas denúncias são utilizadas para nortear as ações de programação das linhas, como já vem ocorrendo. Além disso, os usuários ainda podem ligar para o Disque-denúncia da Ceturb-ES (0800 039 1517) para denunciar má conduta de motoristas e fiscais. >
O Sistema Transcol vem adotando uma série de medidas para diminuir o risco de contágio no transporte coletivo desde o início das restrições de circulação em decorrência da pandemia. Entre elas, estão o reforço na higienização dos coletivos com hipoclorito de sódio diluído, conforme orientações da Secretaria da Saúde (Sesa); Higienização e desinfecção diária nos terminais, além de disponibilização de sabonete nos banheiros; distribuição de máscaras para passageiros nos terminais; obrigatoriedade do uso de máscaras para passageiros e colaboradores do sistema; superdimensionamento da operação para garantir o transporte, minimizando o risco de contaminação; marcação das filas nos terminais e recomendação aos passageiros para manutenção do distanciamento mínimo de 1,5 metro, retirada dos veículos com ar-condicionado de circulação, além da distribuição de álcool gel e máscaras para trabalhadores do sistema, entre outras medidas.>
A Companhia volta a fazer um apelo à população para que, se puder, fique em casa e evite aglomerações e, assim, ajude no combate à pandemia do novo coronavírus.>
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