> >
Obra de nova estação de água de reúso deve gerar 200 empregos no ES

Obra de nova estação de água de reúso deve gerar 200 empregos no ES

Com investimento previsto de R$ 250 milhões, obras devem ter início em julho deste ano e prazo de conclusão em até 18 meses

Publicado em 10 de abril de 2025 às 12:19

Data: 28/07/2015 - ES - Vitória - Estação de Tratamento de Esgoto da Cesan no bairro Jardim Camburi - Editoria: Cidades - Foto: Vitor Jubini - GZ
Estação de Tratamento de Esgoto em Jardim Camburi será desativada Crédito: Vitor Jubini - Arquivo AG -  28/07/2015

A construção da nova Estação de Produção de Água de Reúso (Epar), na Serra, deve ter início em julho deste ano e vai abrir 200 vagas de emprego. O anúncio foi feito na quarta-feira (9), durante evento no Palácio Anchieta, em Vitória. Com um investimento de R$ 250 milhões, a obra ficará a cargo do consórcio GS Inima Brasil, por meio da Águas de Reúso de Vitória, subconcessionária da Companhia Espírito-Santense de Saneamento (Cesan).

De acordo com o CEO da GS Inima Brasil e presidente da Águas de Reuso de Vitória, Paulo Roberto de Oliveira, a construção da planta da nova Epar deve durar cerca de 18 meses, devendo ser concluída no início de 2027. O processo está atualmente em fase de desenvolvimento do projeto executivo e licenciamento ambiental junto ao Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema).

“Estamos falando de uma obra de grande porte, com impacto direto no meio ambiente, na indústria e na geração de empregos. Estimamos cerca de 200 pessoas diretamente envolvidas, entre engenheiros, eletricistas, mecânicos, pessoal de controle operacional e equipes terceirizadas de obras civis, além de muitos outros postos indiretos, por meio da cadeia de suprimentos”, afirmou o executivo.

A Epar será construída em terreno cedido pela ArcelorMittal, no bairro São Geraldo, na Serra, e substituirá a Estação de Tratamento de Esgoto de Jardim Camburi, em Vitóriaque será desativada após a conclusão do novo sistema. Ao entrar em funcionamento, a nova estação terá capacidade de reaproveitar até 450 litros por segundo de esgoto e potencial para produzir até 360 litros por segundo de água de reúso.

A água reciclada será utilizada para fins industriais, ajudando a reduzir o consumo de água potável e promovendo o uso racional dos recursos hídricos no Estado. Dessa produção, já existe um contrato para fornecimento de 200 litros/s de água de reúso para a ArcelorMittal e foi assinado, na quarta-feira (9), um protocolo para garantir mais 50 litros/s para a Vale.

00:00 / 01:37
Obra de nova estação de água de reúso deve gerar 200 empregos no ES

Este vídeo pode te interessar

  • Viu algum erro?
  • Fale com a redação

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais