ASSINE

O que é o Wi-fi 6E e quais são as vantagens da nova tecnologia?

A Anatel aprovou os registros técnicos para o uso no país; novidade trará mais potência para a internet e permitirá que fabricantes de roteadores vendam produtos com suporte para a frequência

Vitória / Rede Gazeta
Publicado em 03/03/2021 às 16h19
celular, telefone móvel
A novidade tecnológica trará mais potência para a internet no Brasil. . Crédito: Pixabay

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou na última sexta-feira (26) os registros técnicos para o uso do Wi-Fi 6E no Brasil. A novidade tecnológica trará mais potência para a internet e permitirá que fabricantes de roteadores vendam produtos com suporte para a nova frequência no país. No quadro CBN e Tecnologia, da Rádio CBN Vitória,  o comentarista Gilberto Sudré explicou como funciona o novo serviço, antes nomeado por códigos e agora por números que vão do 1 ao 6, e quais vantagens que ele pode oferecer.

De acordo com Sudré, Wi-Fi 6E é um novo padrão que complementa o Wi-Fi 6, liberando as faixas de frequência de 6 GHz para conexões desse modelo. "Por meio dessa tecnologia, a rede oferece três bandas permitindo uma conectividade mais estável e garantindo maior performance entre dispositivos compatíveis", explica.

O especialista também lembra que muitos funcionários que estão no sistema de home office devido à pandemia do novo coronavírus precisam de uma excelente rede doméstica para poder desempenhar o trabalho, o que pode acontecer com o Wi-fi 6E. "A partir da nova tecnologia, o Wi-Fi 6E virá com propostas para atender e melhorar a experiência do consumidor", destaca. 

CONHEÇA ALGUMAS VANTAGENS DO WI-FI 6E: 

  1. 01

    Maior velocidade de navegação

    A maior parte das conexões agora acontecem via rede sem fio e o Wi-Fi 6E pode chegar a uma velocidade de até 9,6 Gb/s, contra os 6,9 Gb/s do padrão Wi-Fi 5. Sendo essa, muito mais alta se comparada às redes já utilizadas. Oferecendo uma grande vantagem para os usuários de internet.

  2. 02

    Mais dispositivos conectados ao roteador

    Nos roteadores usados em residências atualmente, disponibilizados pelas operadoras, a conexão normalmente fica mais lenta ao ultrapassar a quantidade de 4 aparelhos conectados ao roteador simultaneamente. Entretanto, nesse novo padrão, ele identifica os usuários do dispositivo de maneira diferente, permitindo que 8 ou até 10 dispositivos sejam conectados ao mesmo tempo sem perder a potência.

  3. 03

    Maior economia de energia

    Todos sabem que a utilização do 4G no dispositivo móvel demanda um grande uso de bateria. O Wi-Fi 6E vai facilitar e aumentar a autonomia das baterias.

  4. 04

    Maior segurança para os dados

    A novidade da tecnologia traz uma nova forma de criptografar os dados, isso vai dificultar ainda mais a quebra da segurança. 

O especialista também ressalta que o usuário deve ficar atento para os padrões que são utilizados em seu roteador, observar se ele é compatível com a nova tecnologia. "Deve-se observar que alguns aparelhos de comunicação já são compatíveis com o sistema, quantos megas a sua navegação de internet permite acessar. Mas cabe ressaltar, com a publicação da norma, smartphones, PCs e notebooks compatíveis com o novo padrão devem se popularizar ainda mais nas prateleiras", destaca. 

A Gazeta integra o

Saiba mais
Brasil Brasil Internet Tecnologia Anatel

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido possível

Para melhorar a sua navegação, A Gazeta utiliza cookies e tecnologias semelhantes como explicado em nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.

Bem-vindo

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espírito Santo.