> >
MPF cobra do Hucam explicações sobre a não realização de aborto no ES

MPF cobra do Hucam explicações sobre a não realização de aborto no ES

Hospital das Clínicas negou realização do procedimento autorizado por decisão judicial. Procuradoria também pediu informações sobre eventual vazamento de dados sigilosos sobre a criança

Publicado em 17 de agosto de 2020 às 16:23

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Prédio do Hucam / Ufes
Prédio do Hucam / Ufes. (Reprodução/TV Gazeta)

Ministério Público Federal no Espírito Santo (MPF-ES) solicitou informações ao Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam) sobre os motivos de não ter realizado o procedimento de interrupção de gravidez no caso da criança de 10 anos. A garota foi vítima de estupro ocorrido em São Mateus e havia decisão judicial determinando o procedimento.

Segundo a assessoria de imprensa do MPF, um ofício foi enviado à superintendente do hospital, Rita Elizabeth Checon de Freitas Silva, e ao reitor da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Paulo Sérgio de Paula Vargas.

A procuradora regional dos Direitos do Cidadão, Elisandra de Oliveira Olímpio, também pergunta se o Hucam realiza procedimento de interrupção de gravidez, conforme determina a Portaria GM/MS nº 1.508/2005.

Além disso, a procuradora quer saber da Ufes e do Hucam se há informações a respeito de eventual vazamento do nome e endereço da criança e dados médicos sigilosos e dos respectivos responsáveis. Outra solicitação de informação diz respeito a eventual constrangimento, ameaça ou qualquer outro tipo de pressão a médicos, ou equipe auxiliar, no sentido de não realização do procedimento.

Este vídeo pode te interessar

Foi dado um prazo até as 17 horas desta quinta-feira, 20 de agosto, para que o Hucam e a Ufes enviem a resposta ao MPF.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais