> >
MP já recebeu mais de 200 denúncias de fura-fila da vacina no ES

MP já recebeu mais de 200 denúncias de fura-fila da vacina no ES

De acordo com o Ministério Público do Estado, a Região Metropolitana lidera o número de casos, que seguem em investigação

Publicado em 29 de março de 2021 às 10:12- Atualizado há 3 anos

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Dose da vacina Coronavac, contra a Covid-19
Dose da vacina Coronavac, contra a Covid-19. (Divulgação | Secretaria de Saúde do Espírito Santo)

Diante do cenário de um número cada vez mais alto de contaminados pela Covid-19, doença causada pelo coronavírus, algumas pessoas que não fazem parte do grupo prioritário de vacinação estão buscado outros meios de conseguir a imunização. Por conta disso, o Ministério Público do Estado Espírito Santo (MP-ES) já recebeu mais de 200 denúncias de "fura-fila" da vacina no Estado.

As denúncias chegam por meio do Gabinete de Acompanhamento da Pandemia do Novo Coronavírus (GAP-Covid-19). Até o momento foram registradas 215 denúncias, a maioria na Região Metropolitana.

"O Ministério Público do Estado do Espírito Santo, por meio do Gabinete de Acompanhamento da Pandemia do Novo Coronavírus (GAP-Covid-19), informa que recebeu um total de 215 denúncias em referência aos chamados “fura-filas”, sendo 127 da Região Metropolitana, 50 do Sul do Estado e outras 38 da Região Norte/Central. Informa ainda que todas estão em análise", explicou a instituição, por meio de nota. 

Anteriormente, em reportagem publicada por A Gazeta, o MP-ES havia pontuado que a campanha de vacinação contra a Covid-19 "está sendo fiscalizada de forma extensa pelos promotores de Justiça nos respectivos municípios podendo adotar medidas necessárias e previstas em lei".

GRUPOS PRIORITÁRIOS 

Atualmente, os grupos que recebem as vacinas contra a Covid-19 no Estado são de idosos de 70 a 75 anos, comunidades quilombolas e profissionais da saúde. Coma chegada ao Estado de mais 79 mil novas doses dos imunizantes Astrazeneca e Coronavac, os idosos acima de 65 anos também serão vacinados.

De acordo com a Secretaria de Saúde (Sesa),  262.743 mil pessoas receberam a primeira dose da vacina até a última sexta-feira (26), sendo que 82.940 delas também já receberam a segunda aplicação. 

OUVIDORIA DA SESA 

Procurada pela reportagem para falar sobre os casos de "fura-fila", a Sesa informa que, até a última segunda-feira (22), a Ouvidoria SUS estadual recebeu 124 manifestações de denúncias relacionadas à campanha de vacinação contra a Covid-19. As manifestações são sigilosas e não são somente relacionadas à "fura-fila", de acordo com a pasta. 

Os casos estão sendo apurados e em breve será divulgado um balanço geral. Outras denúncias podem ser realizadas pelo site da ouvidoria estadual, em www.ouvidoriaes.gov.br, ou pelo telefone 08000221117. 

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais