> >
Mito ou verdade? Tire suas dúvidas sobre a castração de cães e gatos

Mito ou verdade? Tire suas dúvidas sobre a castração de cães e gatos

Segundo a médica veterinária Tatiana Sacchi, procedimento é importante para o controle populacional e para a saúde dos animais, mas são muitos os boatos sobre o assunto

Publicado em 18 de agosto de 2021 às 19:12

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Cachorro após procedimento no veterinário.
Castração de animais: especialista explica a importância de procurar um médico veterinário de confiança. (Pixabay )

Considerada essencial para o controle populacional de cães e gatos, além de futuros abandonos e a exposição dos animais a doenças, a castração é defendida por grande parte dos médicos veterinários. Mas há muitas dúvidas que passam pela cabeça dos tutores dos pets: o animal engorda após a castração? Muda o comportamento? Qual a idade correta para fazer o procedimento? 

Além das dúvidas, muitos boatos sobre a castração são difundidos, deixando os donos de cães e gatos receosos com relação à cirurgia. Para esclarecer os mitos e verdades sobre o assunto, a médica veterinária Tatiana Sacchi, comentarista do quadro Club Pet CBN, da CBN Vitória, explica as vantagens e desvantagens da cirurgia, destacando pontos importantes a serem observados ao considerar submeter o pet ao procedimento.

Para a especialista, antes de decidir pela castração do animal de estimação, o tutor deve consultar um médico veterinário de sua confiança para ser analisada a realidade do animal e garantir que o seu melhor amigo tenha o melhor tratamento, com o máximo de cuidado e segurança. 

Aspas de citação

Em situações em que o animal é sozinho, o dono não tem preocupação com a procriação indesejada, mas sabemos que essa não é a realidade de boa parte dos animais. Grande parte deles saem para dar uma voltinha, o que preocupa os tutores

Tatiana Sacchi
Médica veterinária 
Aspas de citação
Entrevista com a médica veterinária Tatiana Sacchi, do Clube Pet CBN

Em entrevista ao jornalista Lucas Valadão, da CBN Vitória, a especialista listou os mitos e verdades sobre a castração. Confira:

  • Cachorro gordo

    01

    A castração engorda? Verdade

    De acordo com estudos de médicos veterinários, os animais castrados têm risco maior de engordar,  já que o animal, geralmente, fica mais calmo e as fugas de casa diminuem. "Existe uma propensão para o ganho de peso, mas podemos contornar esse problema estimulando o animal a se exercitar, e com uma dieta mais restrita", explica. 

  • Cachorro realizando procedimento no veterinário.

    02

    Castração acalma? Verdade

    Fêmeas que entram no cio geralmente ficam com comportamentos mais agressivos. Já os machos não castrados são mais territorialistas, marcando o seu território com a urina. A especialista explica que a castração faz com que o animal se acalme, mas não significa que o pet vai deixar de ser protetor no território, um instinto natural dos animais.

  • Cachorro; pet; animal; tutor

    03

    Há mudança nos comportamentos típicos? Depende

    Segundo a especialista, os animais podem deixar de ter o comportamento típico de utilizar a urina para marcar território ou ter a ação reduzida. "Entretanto, não podemos apostar todas as fichas apenas na castração para resolver os problemas comportamentais dos animais. Para isso, também existe adestramento", destaca. 

  • Cachorro, animal de estimação, pet

    04

    Tem idade limite para castrar? Depende

    A castração é um procedimento que pode ser realizado durante toda a vida do animal, mas a especialista destaca que, em animais mais idosos, a recuperação da cirurgia pode ser mais lenta. Ela pontua que, para prevenir doenças, é vantajoso que o procedimento não seja tardio. "No caso do tumor de mama, os estudos indicam que, para ter uma prevenção efetiva do câncer, a castração deve ser no animal jovem".

  • Pets: Filhotes de Golden Retriever se alimentando; cachorro; cão

    05

    Deve castrar antes de cruzar? Mito

    Praticamente 80% dos clientes com dúvidas sobre a castração acreditam que a cadela deve cruzar antes da cirurgia, destaca a especialista. Mas ela explica que isso é mito. "A castração das fêmeas, antes do primeiro cio, traz ganhos significativos de saúde e bem-estar para esses animais". 

  • Cachorro no pós operatório

    06

    Pós-operatório complicado? Mito

    Segundo a especialista, em cães do sexo feminino, a castração é mais complexa, já que é preciso ter acesso aos ovários. Mas ela afirma que, geralmente, os donos de animais ficam bem impressionados com a rápida recuperação no pós-operatório. "Cirurgias, medicações e clinicas estão cada vez mais modernas para esses procedimentos", finaliza. 

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais