>
Pet
>
Olho seco em cães: conheça a doença que pode levar à perda de visão

Olho seco em cães: conheça a doença que pode levar à perda de visão

A doença atinge cães em idade mais avançada. Coceira ou vermelhidão podem ser indícios de olho seco no pet

Publicado em 7 de julho de 2021 às 19:00

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Cachorro
Cachorro pode começar a coçar ou ter olhos vermelhos: preste atenção no olho seco. (Pixabay)

Assim como em humanos, a saúde dos olhos de animais é muito importante. Uma das enfermidades comuns nos cachorros é o olho seco, uma falta de lubrificação no globo ocular, que pode levar até à perda de visão. Segundo especialista, a doença é pouco registrada em gatos, e costuma atingir os cães com idade mais avançada. A ceratoconjuntivite costuma evoluir de forma lenta e gradual.

A médica veterinária Tatiana Sacchi explica que a patologia costuma ter início com uma vermelhidão nos olhos do bichinho. Não é comum que apenas um olho seja atingido. Os dois lados são afetados.

Aspas de citação

É uma patologia muito comum, que pode acarretar uma série de problemas, inclusive levando o animal à cegueira. Muitas vezes costuma ser subdiagnosticada. Por isso, é muito importante reparar na condição ocular do cão

Tatiana Sacchi
Médica veterinária
Aspas de citação
Clube Pet CBN - Olho seco nos pets pode levar até à perda de visão

Em entrevista ao jornalista Fábio Botacin, durante o Clube Pet CBN, da Rádio CBN Vitória, a especialista deu mais explicações sobre a patologia.

O dia 10 de julho é marcado pelo Dia Mundial da Saúde Ocular. Aproveite para verificar a situação do seu pet.

SAIBA MAIS SOBRE A DOENÇA:

  • Gripe canina, tosse dos canis: tudo o que você precisa saber sobre a doença

    01

    O QUE É A DOENÇA?

    A lágrima é composta por água, lipídeos, proteínas e sais minerais e é responsável por manter a lubrificação da superfície ocular (córnea), manter sua oxigenação e proteger os olhos de agentes infecciosos como bactérias, vírus e fungos. O olho seco ocorre por uma deficiência na produção da porção aquosa da lágrima, pela evaporação excessiva da lágrima por deficiência na produção lipídica ou por ambas as condições. É uma condição que causa muito desconforto e que reduz a qualidade de vida dos pets.

  • Cachorro se alimentando de comida caseira

    02

    COMO ELA EVOLUI?

    A doença evolui de forma lenta e gradual, de acordo com a especialista. Até uma possível perda da visão, o animal pode demonstrar incômodo ou coceira. Procure notar como estão os olhos do animal, se está vermelho e se está brilhando o bastante.

  • vacinação de cães e gatos

    03

    APENAS CÃES SÃO VÍTIMAS?

    Como explicou a comentarista,  a condição não é comum em gatos. Entre os cães, os mais velhos são mais atingidos. Há raças predispostas como Cocker Spaniel, Buldogue Inglês, Lhasa Apso, Schnauzer miniatura, Pequinês, Poodle, Samoieda, Pug, Shih-Tzu.

  • Cachorro; fotografia de pet

    04

    E A PREVENÇÃO?

    O importante é o diagnóstico. A médica veterinária explica que a doença pode ser confundida com outras patologias, o que prejudica o combate ao olho seco. Se você, tutor, perceber algo incomum nos olhos do seu cachorro, não use água boricada. Se for utilizar algum líquido, prefira o soro fisiológico. Procure sempre um profissional.

  • Cachorros

    05

    MEU CÃO TEM A DOENÇA. QUAL O TRATAMENTO?

    O tratamento envolve a lubrificação ocular com substitutos da lágrima, o uso de estimulantes de produção lacrimal, correção da causa primária do olho seco e outros tratamentos adjuvantes para doenças secundárias como conjuntivites, infecções, úlcera de córnea etc. Na maioria das vezes o tratamento será feito pelo resto da vida do animal com objetivo de dar conforto ocular e qualidade de vida ao paciente.

  • Cão, inverno, frio, roupa, agasalho

    06

    O INVERNO AGRAVA A DOENÇA?

    Segundo Tatiana Sacchi, os dias frios que já chegaram ao Espírito Santo não complicam ou geram uma ocasião favorável ao aparecimento da doença. Ela chama atenção para locais com clima muito seco, que podem dificultar a lubrificação dos olhos.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais