> >
Ansiedade e tédio: animais de estimação também sofrem de solidão?

Ansiedade e tédio: animais de estimação também sofrem de solidão?

Segundo a veterinária e comentarista da rádio CBN Vitória, Tatiana Sacchi, estes problemas podem ser mais graves do que se imagina

Publicado em 10 de março de 2021 às 18:37- Atualizado há 3 anos

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Consumo de produtos pet durante isolamento devido a Covid-19 aumentou bastante
Animais de estimação também sofrem de solidão. (Freepik)

Ansiedade, tédio e solidão, o que isso tem a ver com os animais? Sentimentos cada vez mais frequentes nos seres humanos, em especial durante a pandemia, também podem atingir os pets. E, segundo a comentarista do quadro Clube Pet CBN, Tatiana Sacchi, estes problemas podem ser mais graves do que se imagina.

Para ela, o estilo de vida atual também acaba gerando estes males nos bichinhos de estimação, em especial a ansiedade. Um dos principais problemas percebidos é a "ansiedade de separação", que pode ocorrer nos animais mais dependentes, aqueles que são muito apegados aos tutores. Quando percebem que o dono vai sair de casa, podem ficar mais agitados e impacientes, chegando a apresentar comportamentos preocupantes.

Segundo Sacchi, a ansiedade de separação é uma condição bastante comum. "Na quarentena as pessoas ficaram muito tempo em casa, a gente teme que os quadros de ansiedade de separação aumentem quando os tutores voltarem a ir ao trabalho presencialmente", iniciou.

Para diminuir o impacto deste tipo de ansiedade, a comentarista recomenda tomar cuidado com o período de tempo que o animal passa sozinho, não só pensando em cães e gatos, mas em outras espécies também, como os animais que não fazem muitas atividades. "Eles ficam propensos a esse tipo de problema. Pode não ser tão simples identificar, mas temos que tentar observar primeiro as circunstâncias em que o animal fica ansioso, por exemplo, ao voltar para casa e um vizinho falar que ouviu o bichinho chorando", explicou.

Ela acrescentou que nos cães é mais fácil perceber um comportamento estranho, já que eles externalizam urgências na forma de latidos. "Mas também fica visível quando há uma porta arranhada, mastigada, móveis destruídos, xixi e cocô fora do lugar. Alguns até lambem as patas e formam feridas crônicas. Este é o caso da dermatite psicogênica decorrente do tédio ou da ansiedade, que costuma ser identificada próxima às articulações, até que o animal vá perdendo pelo e formando a ferida. Estes são alguns dos sinais de que podem estar sofrendo de ansiedade", disse.

COMO CONTORNAR O STRESS NO PET

Para tentar contornar o stress que acontece nos animais com a saída do dono o ideal é não deixar o pet ocioso. Por exemplo, ofereça algo que ele goste muito antes de deixá-lo sozinho. "Ao sair o tutor pode oferecer um brinquedo, por exemplo. Para os cães funciona bem cansá-los antes, fazendo um bom passeio. Assim ele pode descansar enquanto o tutor está ausente", sugeriu.

Mais especificamente sobre os cachorros, Sacchi recomenda que os brinquedos não sejam deixados espalhados pela sala. "O ideal é oferecer diferentes brinquedos em diferentes momentos, não deixar todos à disposição. E é importante dar um reforço positivo para ele entender que é o brinquedo dele, até para que evite não focar só em outras coisas, como os chinelos. Os brinquedos recheáveis também podem ser uma boa distração, ou um osso maior", concluiu.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais