ASSINE

Mais de 9 mil portadores de HIV vão ser vacinados contra a Covid-19 no ES

Cerca de 12.900 pessoas vivem com o vírus no Estado, sendo que 75% estão na faixa-etária de 18 a 59 anos, incorporadas pelo Ministério da Saúde ao grupo de pessoas com comorbidades

Vitória / Rede Gazeta
Publicado em 31/03/2021 às 14h04
Atualizado em 31/03/2021 às 14h04
Em 2019 no Brasil, foram diagnosticados 41.919 novos casos de HIV e 37.308 de Aids
Crédito: Freepik

Em norma divulgada nesta segunda-feira (29), o Ministério da Saúde decretou que pessoas vivendo com o HIV, de 18 a 59 anos, entraram na lista de priorização da vacinação contra a Covid-19. A indicação, de acordo com Brasília, é vacinar este grupo após encerrar a vacinação de pessoas de 60 a 64 anos.

As pessoas que vivem com o vírus que pode levar a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida devem receber as doses na mesma etapa em que serão contemplados quem apresenta comorbidades, como diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares e renais, além de obesidade.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), a coordenação do Programa Estadual de Imunização deve seguir as orientações do Plano Nacional de Vacinação Contra Covid-19

Este vídeo pode te interessar

Atualmente, cerca de 12.900 pessoas vivem com HIV no Estado. Destas, aproximadamente 75% dos casos estão na faixa-etária de 18 a 59 anos. Ou seja, cerca de 9.600 vão entrar no grupo prioritário. 

De acordo com o secretário Nésio Fernandes, em coletiva realizada na tarde de segunda-feira (29), o plano de imunização vai contemplar as pessoas com comorbidades na próxima fase.

Serão mais de 400 mil imunizados no Estado, segundo estimativas do Ministério da Saúde, já incluindo portadores do vírus HIV. Esse público faz parte do grupo prioritário que começará a ser vacinado após a conclusão da segunda etapa, que deverá atender idosos de 60 a 74 anos. 

Segundo a Sesa, os municípios já foram notificados para que estabeleçam junto à população a emissão de laudos para comprovar de fato que fazem parte do grupo prioritário.

A Gazeta integra o

Saiba mais
Ministério da Saúde HIV SESA Coronavírus no ES Covid-19 Pandemia Vacinas contra a Covid-19

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido possível

Para melhorar a sua navegação, A Gazeta utiliza cookies e tecnologias semelhantes como explicado em nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.