> >
Jacaré grávida é resgatada na reta do antigo aeroporto em Vitória

Jacaré grávida é resgatada na reta do antigo aeroporto em Vitória

A fêmea – que estava com cerca de 33 ovos – foi encontrada na tarde deste domingo (27) e foi resgatada por ambientalistas, que afirmam que no verão estes animais se reproduzem e andam bastante. Saiba como proceder caso se depare com um jacaré

Publicado em 29 de dezembro de 2020 às 16:31

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Jacaré
O animal foi acuado contra a mureta antes de ser resgatado por pessoas do projeto Caiman. (Divulgação)

Verão, calor e sol forte. Condições ideais para pegar uma praia, mas essa combinação também influencia na vida de outros seres vivos, como os jacarés. É justamente nessa época do ano que os répteis se reproduzem, por isso deixam o habitat em busca de um local para a desova. No último domingo (27), a presença de um jacaré fêmea praticamente parou o trânsito na reta do antigo aeroporto de Vitória.

Por volta das 13 horas, o réptil foi visto na pista no sentido Vitória – Serra. Algumas pessoas tentaram fazer a captura do jacaré até que o resgate especializado chegasse ao local, segundo o veterinário Yhuri Nóbrega, também coordenador do Projeto Caiman, que cuida, resgata e devolve os bichos à natureza. A equipe do projeto foi acionada para ir ao local. Veja vídeo:

"Recebemos o chamado para um animal que estava na pista e havia saído de uma mata próxima. Realizamos um trabalho com a Polícia Ambiental e fazemos a remoção dos bichos, cuidamos, catalogamos e depois o soltamos no ambiente dele. O que as pessoas devem fazer é justamente não tentar capturar, colocar a mão ou algo do tipo. Devem procurar diretamente pela Polícia Ambiental ou nos acionar. Neste período, eles andam para se reproduzir, então é comum encontrar algum exemplar em áreas cercadas de matas, como foi neste caso", detalhou Yhuri.

A SURPRESA

Após a captura do animal, veio a surpresa. Tratava-se de um jacaré-de-papo-amarelo fêmea, com cerca de 1,70 m, pesando 29 quilos, que estava grávida. Segundo o coordenador do Projeto Caiman, através do raio-x feito no animal foi possível identificar a presença de cerca 33 ovos.

Jacaré
O raio-x mostrou que a fêmea carregava cerca de 33 ovos no ventre . (Divulgação)

Esse grande exemplar da espécie é só mais um dos muitos atendimentos diários que os responsáveis pelo projeto realizam. Segundo o veterinário Yhuri Nóbrega, neste período os acionamentos são constantes e em diferentes pontos da Grande Vitória.

"São cerca de quatro, cinco e até mais resgates de animais ao longo do dia. Todos são medidos, avaliados, pesados e recebem um chip para que possamos monitorar esse jacaré na natureza. A diminuição das áreas onde habitualmente vivem faz com que procurem por novos locais. O Espírito Santo é um reduto do jacaré-de-papo-amarelo. Encontrar um animal desse porte nos alegra e trabalhamos para devolvê-los a natureza", destacou.

Jacaré
O animal foi solto em uma área de mata próxima ao local onde foi encontrada na Reta do Aeroporto. (Divulgação)

MAIS UM

Exemplo da constância de casos de encontro de jacaré ocorreu nesta segunda-feira (28) em Jardim Camburi, também na Capital. Após serem acionados por moradores, membros do Projeto Caiman fizeram o resgate do mesmo e o soltaram em uma área de mata pertencente a uma mineradora na região.

Caso se depare com um réptil, a orientação é acionar a Polícia Militar Ambiental ou diretamente o Projeto Caiman pelos números (27) 99950-7097, 99623-0626 ou pelo Instagram @projetocaiman. O grupo tem sede fixa em Jardim Camburi, é aberto à visitação e os visitantes são informados sobre a importância deste animal, que está ameaçado de extinção, além de conhecer melhor o trabalho desenvolvido para a preservação desta espécie.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais