ASSINE

Detento e 8 servidores do sistema prisional do ES estão com Covid-19

De acordo com a Secretaria de Justiça, o interno foi afastado dos demais detentos. Já os oito servidores que testaram positivo, alguns estavam de férias, outros se afastaram ao apresentarem os primeiros sintomas

Publicado em 20/04/2020 às 17h54
Atualizado em 20/04/2020 às 21h05
Os sete presos beneficiados cometeram delitos  sem violência ou grave ameaça
Interno do sistema prisional E 8 servidores do ES testam positivo para Covid-19. Crédito: Divulgação DPES

Um interno e oito servidores do sistema prisional do Espírito Santo tiveram o teste para Covid-19 com resultado positivo. A informação foi confirmada pela Secretaria Estadual de Justiça (Sejus), nesta segunda-feira (20). De acordo com o órgão, o interno foi afastado dos demais detentos ao apresentar sintomas gripais e recebeu atendimento médico necessário. Depois de fazer o teste, ele foi isolado.

O detento está em tratamento na unidade de referência de saúde da Sejus e apresenta sintomas leves. A Sejus não informou a identidade do interno, em qual presídio ele está ou quando foi realizado o exame. Ainda segundo a Sejus, dos oito servidores que testaram positivo, alguns estavam de férias, outros se afastaram ao apresentarem os primeiros sintomas.

SEJUS DIZ QUE TODOS OS CASOS SUSPEITOS SÃO AVALIADOS

A Secretaria reforçou que oferta serviços de saúde de atenção básica em todas as unidades prisionais do Estado e que todos os casos suspeitos passam por avaliação clínica, com a realização de exames laboratoriais e o devido encaminhamento aos centros de referência, quando necessário.

Segundo a Sejus, celas de isolamento para casos de sintomas virais são utilizadas em todas as unidades prisionais do Estado como reforço ao protocolo estabelecido para controle e prevenção do novo Coronavírus.

Ainda de acordo com a secretaria, todos os profissionais que estiverem envolvidos na escolta de presos com suspeita de infecção utilizam máscara cirúrgica e luvas durante todo o deslocamento, e é realizada a limpeza e desinfecção das superfícies internas do veículo após a realização do transporte.

A Sejus reiterou que as equipes de saúde que atuam no sistema prisional receberam treinamento e orientação quanto à especificidade da doença e a como proceder em casos suspeitos, seguindo o protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido possível

Para melhorar a sua navegação, A Gazeta utiliza cookies e tecnologias semelhantes como explicado em nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.

Bem-vindo

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espírito Santo.