> >
Gastroenterite: como evitar infecção em meio ao aumento de casos

Gastroenterite: como evitar infecção em meio ao aumento de casos

Unidades de saúde do ES têm notado crescimento de casos da doença. Especialistas explicam o que é, como prevenir e tratar

Publicado em 21 de maio de 2022 às 15:32

Ícone - Tempo de Leitura 3min de leitura
Maria Fernanda Conti
[email protected]
Vinícius Brandão
Estagiário / [email protected]

Um aumento no número de casos de gastroenterite tem sido observado nas últimas semanas nas unidades de pronto-atendimento e hospitais no Espírito Santo. Recentemente, um surto da doença foi investigado em uma escola estadual localizada no Bairro de Santa Helena, em Vitória. Mas como evitar a infecção em meio a esse aumento de casos?

A gastroenterite é uma inflamação do trato gastrointestinal, que geralmente é causada por vírus, mas também por bactérias e parasitas. A infecção acontece normalmente por via fecal-oral, ou seja, a partir do consumo de comidas e bebidas contaminadas, o contato com objetos, entre outros.

Na maioria das vezes, ocorre devido à falta da higiene das mãos, a manipulação incorreta de alimentos e contato físico com pessoas infectadas. A gastroenterologista Livia Pandolfi, da Unimed Vitória, que também reparou o aumento de casos no consultório onde atende e nos pronto-socorro, pontua os principais cuidados que as pessoas precisam ter para evitar a doença.

"É importante manter os cuidados com a higiene das mãos. Lavar com água e sabão após chegar em casa, usar o banheiro, antes das refeições e depois do contato direto com pessoas infectadas. Evitar também consumir alimentos crus e carnes mal passadas, sem conhecer a procedência e higienização, além de preferir sempre alimentos cozidos, naturais, e que não tenham ficado muito tempo fora da geladeira, expostos a insetos", orienta.

AUMENTO DE CASOS

Em Cariacica, o número de infectados teve um aumento significativo nos últimos meses. Foram 33 casos em janeiro; 22, em fevereiro; 42, em março e abril; e 91, em maio. A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) afirmou, por nota, que está realizando estudos para caracterizar se há ou não um surto da doença na cidade.

Já na Serra, a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de Castelândia também registrou um aumento na demanda de casos, sobretudo na pediatria, com um terço do número de atendimentos. Os municípios de Vitória e Vila Velha informaram que não houve um crescimento de diagnósticos até o momento.

Dor abdominal: diarreia é um dos sintomas da gastroenterite
Dor abdominal: diarreia é um dos sintomas da gastroenterite . (Freepik)

A médica infectologista Martina Zanotti, do Vitória Apart Hospital, explica que ainda não é possível confirmar a causa desse "surto", mas que a fácil contaminação da gastroenterite pode ter favorecido o aumento de casos. No hospital, segundo ela, os atendimentos chegaram a dobrar nas últimas três semanas.

Aspas de citação

Notamos uma maior ocorrência da doença especialmente em adultos. Mas são casos leves, eles (pacientes) são atendidos no pronto-socorro e vão embora. Não refletiu em aumento de internação

Martina Zanotti
Médica infectologista do Vitória Apart Hospital
Aspas de citação

A especialista continua: "É difícil saber o motivo exato, pois geralmente não fazemos diagnóstico para saber se é um vírus, uma bactéria, entre outros. Quando dá surto assim, costuma ser uma gastroenterite viral. Tem épocas do ano em que eles circulam mais".

SINTOMAS E TRATAMENTO

De acordo com o gastroenterologista Rodrigo Tardin, os principais sintomas da gastroenterite são diarreia, aumento da frequência das evacuações e fezes líquidas. Isso muitas vezes acompanhado de cólicas abdominais, vômitos, mal-estar geral e fraqueza.

O médico explica ainda que nos casos mais graves da doença, e que exigem mais atenção, a febre e o aumento da constância dos vômitos estão associados.  

Aspas de citação

Idosos e crianças são os que mais sofrem com a perda de líquidos. Então, a reidratação é fundamental, seja de forma oral, com soro caseiro ou de forma venosa. Depende do grau de desidratação que o médico percebe na consulta

Rodrigo Tardin
Gastroenterologista
Aspas de citação

A respeito do tratamento da gastroenterite, Rodrigo pontua que a reposição das perdas líquidas e sais minerais é essencial. Nem sempre a doença requer tratamentos específicos ou ajuda hospitalar.

Em algumas situações, basta acompanhar os sintomas e manter-se bem hidratado para se recuperar da doença em poucos dias. "Em casos de internação, mais severos, o tratamento é feito com antibióticos escolhidos pelo médico de acordo com o paciente", completa.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais