> >
Festa da Penha de A a Z: tudo o que você precisa saber para participar

Festa da Penha de A a Z: tudo o que você precisa saber para participar

Confira, letra por letra, este guia do fiel, que traz a programação, os vocábulos e o passo a passo para interagir nas plataformas digitais e ficar por dentro do evento

Publicado em 4 de abril de 2021 às 02:00

Ícone - Tempo de Leitura 1min de leitura
Imagem de Nossa Senhora da Penha na Romaria dos Homens em 2019
Imagem de Nossa Senhora da Penha na Romaria dos Homens em 2019. (Bernardo Coutinho | Arquivo | A Gazeta)

Começou o maior evento religioso do Espírito Santo e o terceiro mais importante do país. Com o selo da interatividade, a Festa da Penha 2021 repete o formato virtual da edição anterior, sem a presença dos devotos da padroeira do Estado. Confira tudo o que você precisa saber para participar das programações pelas redes sociais, num manual de A a Z.

  • 01

    A – Abril

    Estamos no mês da Festa da Penha, que chega à 451ª edição. O evento começa neste domingo (dia 4) e vai até dia 12, com o tema “Vosso olhar a nos volveis”. Tudo sobre a programação, além de relatos de fé e devoção,  você confere na página especial em A Gazeta.

  • 02

    B – Bênção do Dia

    É uma das partes da programação matinal. De segunda (5) a sexta (9), às 6 horas, na TV Gazeta, um padre levará a palavra de conforto aos fiéis. Serão 45 segundos diários de reflexão.

  • Campinho do Convento da Penha vazio devido a pandemia de coronavírus.

    03

    C – Campinho

    Vai receber a missa das 16 horas. Em razão da pandemia, a presença dos fiéis está vetada em todas as celebrações do evento, tanto no local quanto no santuário.

  • 04

    D – Depoimento de devotos

    A Gazeta tem trazido testemunho dos fiéis. Na página da Festa da Penha, é possível acompanhar casos como o de Tainá Xavier, que se curou da Covid após ficar 15 dias na UTI.

  • 05

    E – Eucaristia

    É o nome que a Igreja Católica dá à Santa Ceia. A palavra significa “ação de graças”, e a cerimônia é considerada a parte mais importante da missa. Por causa da pandemia, os frades franciscanos estão promovendo a Eucaristia on-line. Uma das mídias digitais que transmitem a celebração é o YouTube do Convento.

  • 06

    F – Filtro & figurinhas (stickers)

    Um filtro temático estará à disposição para o público fazer aquele Story engajado. Para obtê-lo, é só acessar o Instagram do Convento. Fique de olho nas instruções que serão postadas. Já os stickers para apps de mensagens estão sendo divulgados nos grupos de devotos.

  • 07

    G – G1/ A Gazeta

    O portal de notícias G1 ES, a Rádio Gazeta FM (97.1) e a TV Gazeta vão transmitir a tradicional Missa de Encerramento, no dia 12 de abril, para todo o Estado, às 17 horas. Os fiéis podem assistir às Missas do Oitavário pelo site e pelo Facebook de A Gazeta. A programação também pode ser acompanhada pelas redes sociais do Convento, (FacebookYouTube Instagram). 

  • 08

    H – Hashtags

    Foram lançadas pela organização para serem usadas nas plataformas a fim de destacar as postagens sobre a Festa da Penha. São elas:     #conectadosnafé e #festadapenha2021, além de #JuntosNaFé.

  • 09

    I – Informes via Telegram

    Pelo telefone (27) 99731-9450, é possível ter acesso a um canal informativo com flashes diários sobre a Festa da Penha, assim como ao link da programação ao vivo.

  • 10

    J – Jovens conectados

    Série de conteúdos de A Gazeta também traz o testemunho dos jovens nas dioceses, como o amor à flor na pele pelo Convento em forma de tatuagem e o olhar das crianças sobre quem é Nossa Senhora da Penha.

  • 11

    L – Liturgia

    É o conjunto dos elementos e práticas que constituem o culto religioso. A Igreja Católica vem estimulando a liturgia diária on-line, com textos bíblicos e calendário de leitura no site da CNBB.

  • 12

    M – Moldura nas redes sociais

    Já está disponível. O usuário deverá acessar o seu perfil no Facebook, clicar em “Editar” e, em seguida, em “Adicionar tema”. Depois, procurar por “Festa da Penha 2021”, selecionar e atualizar. A foto vai ser mudada.

  • Imagem de Nossa Senhora no Convento da Penha. A missa que anuncia o fim das festividades será sem público.

    13

    N – Nossa Senhora das Alegrias

    É o outro nome da padroeira do Estado. As sete alegrias são temas incluídos nas homilias do Oitavário. São eles: anunciação; visita à prima Isabel; nascimento de Cristo; adoração dos Reis Magos; encontro do Menino Jesus no Templo; ressurreição; assunção e coroação como rainha dos céus e da terra.

  • 14

    O – Oitavário

    É o formato incluído na celebração da Festa da Penha (oito dias de missas + um para a missa de encerramento, na segunda-feira, 12). Todos os dias, as missas do Oitavário poderão ser acompanhadas ao vivo na página especial da Festa da Penha, no site A Gazeta e no Facebook de A Gazeta. As missas dos domingos (4 e 11) e de sábado (10) serão transmitidas às 16h. Já as de segunda a sexta (5 a 9) serão transmitidas às 20h. Acesse e confira os temas das missas que serão transmitidas.

  • 15

    P – Programa Salve Mãe das Alegrias

    Assim como em 2020, vai trazer atrações musicais, reflexões e interações com o público. Será nas redes sociais do Convento. Domingo (4): 15 horas; segunda a sexta (exceto sábado), às 18h; segunda (12), às 14h30. O programa vai ser transmitido de um estúdio com vista para o Convento e a Baía de Vitória.

  • 16

    Q – Quiz da Festa da Penha

    Quer testar seus conhecimentos sobre a história do Convento e o evento? Acesse o nosso conteúdo especial.

  • 17

    R – Romaria das Famílias

    Acontecerá no dia 10 (sábado que vem), a partir das 19h. A procissão sobre rodas pelas ruas da Grande Vitória, restrita aos carros da organização, substitui pelo segundo ano consecutivo a Romaria dos Homens. Haverá transmissão on-line em A Gazeta e no Facebook de A Gazeta.

  • Com 120 mil lâmpadas, a Santa Iluminada na Praça do Papa, em Vitória, foi destaque na Festa da Penha de 2020.

    18

    S – Santa iluminada

    Assim como no ano passado, é um dos destaques. Tem 120 mil lâmpadas e 15 metros de altura. A imagem de N.S da Penha está montada na Praça do Papa, na Enseada do Suá, Vitória. A organização recomenda não ir ao local e acompanhar as imagens da escultura que estão sendo publicadas nas redes sociais do Convento e na imprensa.

  • Terço Gigante

    19

    T – Terço Gigante

    Está de volta à Festa da Penha, depois de não ter sido erguido na edição passada. Devido às restrições, por conta da pandemia, foi utilizada a mesma estrutura de 2019, com apenas algumas diferenciações para marcar a 451ª edição da Festa da Penha. Ela é produzida em peças de EVA e possui cerca de 5 mil pérolas.

  • 20

    U – Uso de máscara

    Será obrigatório para quem quiser subir ao Convento para visitar, mas a recomendação da Fraternidade Franciscana para o público é que se mantenha em casa. As missas não poderão ser assistidas.

  • Vela, luz de velas

    21

    V – Vela virtual

    No site do Convento da Penha, o internauta poderá “acender” uma vela virtual e escrever suas intenções. Ao longo da programação da Festa da Penha, os apresentadores e celebrantes farão orações pedindo para que Nossa Senhora interceda pelas intenções.

  • 22

    X – Xô, Covid!

    Medidas sanitárias foram adotadas pelo Convento para impedir o contágio do novo coronavírus. Automóveis não poderão subir a ladeira. Só entram pessoas a pé ou em vans no local. O Convento permanecerá aberto de segunda a sábado, das 7h às 12h, e aos domingos, das 10h às 16h. São obrigatórios, além da máscara, álcool 70% (ou em gel) e o distanciamento seguro.

  • 23

    Z – Zap para participar

    Quer ver sua foto nos murais virtuais da festa ou enviar mensagens? O WhatsApp da organização é: (27) 99731-9450.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais