Sair
Assine
Entrar

Entre para receber conteúdo exclusivo.
ou
Crie sua conta A Gazeta
Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Festa da Penha 2021

Confira os temas das Missas do Oitavário que serão transmitidas por A Gazeta

Fiéis poderão assistir as missas e a Romaria das Famílias de casa, pelo site A Gazeta, para evitar aglomerações. Confira a programação

Publicado em 03 de Abril de 2021 às 02:00

Ana Clara Morais

Publicado em 

03 abr 2021 às 02:00
28/03/2013 - ES - Vila Velha - Missa de Lava-pés no Convento da Penha - Editoria: Cidades - Foto: Gabriel Lordêllo - GZ
Convento da Penha Crédito: Gabriel Lordêllo/Arquivo A Gazeta
Diante do momento mais crítico da pandemia da Covid-19 no Estado, que teve início em março do ano passado, a Festa da Penha começa neste domingo (4), dia da Páscoa, no formado 100% virtual, para evitar a aglomeração. Os fiéis poderão acompanhar as Missas do Oitavário diariamente e a tradicional Romaria das Famílias, que será realizada no sábado (10), pelo site A Gazeta, na página especial dedicada ao evento, e também no Facebook de A Gazeta.
As transmissões serão às 16h nos domingos (4 e 11) e no sábado (10). Já de segunda a sexta-feira (5 a 9), o Oitavário será transmitido às 20h.
As bênçãos matinais, às 6h, poderão ser acompanhadas pela TV Gazeta. A missa de encerramento, que acontecerá  às 17h do dia 12, será transmitida pelos veículos da Rede Gazeta: TV Gazeta, Portal G1 Espírito Santo e rádio Gazeta FM (97.1).

TEMA DAS MISSAS

A Festa da Penha 2021 terá como tema o trecho da oração Salve a Rainha: "Vosso olhar a nós volvei". As missas vão abordar diferentes lições deixadas pelo olhar misericordioso de Nossa Senhora da Penha. 
Veja abaixo os temas que serão tratados em cada dia da festa:
Domingo (4 de abril): No dia que abre a Festa da Penha, o tema da missa será "Olhar de fé e esperança". Mesmo diante de um cenário onde a morte se apresentara repleta de violência e injustiça, Maria torna-se capaz de erguer o olhar para o céu mantendo-se firme na esperança. A celebração vai trazer a seguinte reflexão: apesar das incertezas e inseguranças, nossa oração tem sido sinal de manifestação da confiança absoluta em Deus?
Segunda-feira (5 de abril):  O tema será "Olhar comprometido com a transformação da realidade". O objetivo é refletir de que maneira nos sentimos corresponsáveis em socorrer o outro em sua dor e como fazer a nossa parte para aliviar os sofrimentos que o afligem.
Terça-feira (6 de abril): O tema será "Olhar compassivo". Durante a celebração, será abordado até que ponto deixamo-nos inspirar por Jesus e Maria no exercício da compaixão. 
Quarta-feira (7 de abril): O tema será "Olhar de cuidado e atenção".  Na ocasião, os fiéis serão convidados a pensar se o cuidado com a natureza e com nossa Casa Comum está presente em nossas preocupações para o pós-pandemia. 
Quinta-feira (8 de abril): "Olhar de conversão" será o tema da missa. Maria, mãe de Jesus, sempre se colocou numa postura de escuta e diálogo, aprendendo com os fatos e com as pessoas. Ela manteve seu coração aberto a um discernimento constante em torno de sua missão de Mãe e da missão do Seu Filho. Diante disso, a reflexão será: nós, enquanto humanidade, também temos conseguido aprender dos fatos para nos tornarmos humanamente melhores?
Sexta-feira (9 de abril): A missa vai tratar do "Olhar missionário" e fazer a seguinte reflexão: a intensa experiência da pandemia foi capaz de nos tornar mais dispostos e disponíveis à missão enquanto serviço ao Reino de Deus?
Sábado (10 de abril): O dia terá como tema "Olhar de reencontro".  O objetivo é parar para pensar sobre como estamos nos preparando para saborear a alegria do reencontro, o retorno em romaria à casa da Mãe do povo capixaba.
Domingo (11 de abril): O tema será "Olhar de recomeço". Que sinais de vida e ressureição tivemos a oportunidade de experimentar durante este tempo de pandemia? Como temos reagido diante de assumir os muitos recomeços que este tempo nos propõe? Estas serão algumas reflexões para o momento. 
Segunda-feira (12 de abril): Encerramento da Festa da Penha de 2021, com o tema "Olhar de Festa e de Alegria".

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Convento da Penha, que faz 451 anos de história em 2021, preparou mais de 50 horas de programação interativa que incluem missas, orações e canais abertos de conversa com o público e apresentação de artistas locais. A organização da festa, tradicional para muitos capixabas, precisou de reinventar e apostar nas plataformas virtuais no ano passado, proposta que foi mantida nesse ano devido ao agravamento da crise sanitária. 
Para o frei Paulo Roberto Pereira, guardião do Convento, a mudança de formato também trouxe pontos positivos. "Acho que nunca deixaremos de transmitir ao vivo, o mundo virtual possibilitou a interação de capixabas em todo mundo", aponta.
Veja a programação completa. Em negrito estão as missas que serão transmitidas pela página especial do site A Gazeta.
DOMINGO - 04 DE ABRIL
  • 12h - Terço/Consagração
  • 14h – Programa Salve Mãe das Alegrias
  • 16h – Missa de Abertura do Oitavário (Fraternidade Franciscana)
SEGUNDA - 05 DE ABRIL
  • 06h – Bênção do dia (TV Gazeta)
  • 12h - Terço/Consagração
  • 16h – Missa Segundo Dia Oitavário – (Pe. Anderson Teixeira, área pastoral Vila Velha)
  • 18h – Programa Salve Mãe das Alegrias – participação do instrumentista Elias Belmiro
  • 20h – Missa Segundo Dia Oitavário (Dom Paulo Bosi Dal’Bó, bispo da Diocese São Mateus)
TERÇA- 06 DE ABRIL 
  • 06h – Bênção do dia (TV Gazeta)
  • 12h - Terço/Consagração 
  • 16h – Missa Terceiro Dia Oitavário (Pe. Ronaldo e Pe. Hadeleon, área pastoral Cariacica-Viana) 
  • 18h – Programa Salve Mãe das Alegrias, participação do cantor Manfredo
  • 20h – Missa Terceiro Dia Oitavário (Dom Luiz Fernando Lisboa – bispo da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim)
QUARTA - 07 DE ABRIL 
  • 06h – Bênção do dia (TV Gazeta)
  • 12h - Terço/Consagração 
  • 16h – Missa Quarto Dia Oitavário - (Pe. Hermindo e Pe. Pierre, área pastoral Benevente)
  • 18h – Programa Salve Mãe das Alegrias, participação do cantor Diego Lyra 
  • 20h – Missa Quarto Dia Oitavário (Dom Décio, bispo emérito da diocese de Colatina)
QUINTA- 08 DE ABRIL
  • 06h – Bênção do dia (TV Gazeta)
  • 12h - Terço/Consagração 
  • 16h – Missa Quinto Dia Oitavário (Pe. Jones e Pe. Enivaldo, área pastoral Serra-Fundão)
  • 18h – Programa Salve Mãe das Alegrias, com o cantor Rafael Morais
  • 20h – Missa Quinto Dia Oitavário (Pe. Edgar- Reitor do Seminário da Diocese de Colatina)
SEXTA- 09 DE ABRIL 
  • 06h – Bênção do dia (TV Gazeta)
  • 12h - Terço/Consagração 
  • 16h – Missa Sexto Dia Oitavário (Pe. Celso e Pe. Osmar, área pastoral Vitória)
  • 18h – Programa Salve Mãe das Alegrias, participação da cantora Jenifer
  • 20h – Missa Sexto Dia Oitavário (Pe Jorge Campos – Vigário Geral da Arquidiocese de Vitória do Espírito Santo)
SÁBADO - 10 DE ABRIL 
  • 12h - Terço/Consagração 
  • 14h - Programa Salve Mãe das Alegrias
  • 16h – Missa Sétimo Dia Oitavário (Pe. Rodrigo - área pastoral serrana)
  • 20h – Romaria das Famílias
DOMINGO - 11 DE ABRIL 
  • 12h - Terço/Consagração 
  • 14h – Programa Salve Mãe das Alegrias, participação da banda Milícia Celeste
  • 16h – Missa Oitavo Dia Oitavário (Fraternidade Franciscana)
SEGUNDA- 12 DE ABRIL
  • 12h - Terço/Consagração 
  • 14h – Programa Salve Mãe das Alegrias, participação da banda sertaneja católica Fé Maior
  • 17h – Missa de Encerramento - Dom Dario Campos, arcebispo da Arquidiocese de Vitória do Espírito Santo

Este vídeo pode te interessar

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Virginia postou vídeo chorando após Luana Piovani afirmar que 'maldição vai colar em você, resvalará nos seus filhos' por divulgar bets
Luana Piovani critica Virginia, fala dos filhos dela, e influenciadora promete processo
Suspeito de tráfico e de escalpelar mulher é preso em Itapemirim
Foragido por tráfico é preso suspeito de escalpelar mulher em Itapemirim
Segundo a PRF, o caminhão clonado vinha de Minas Gerais pela BR 259, enquanto o veículo original trafegava pela BR 101, no sentido Bahia.
PRF flagra 2 caminhões com a mesma placa na BR 101 no ES e motorista é preso

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados