> >
Terço Gigante é erguido no Convento na véspera da Festa da Penha

Terço Gigante é erguido no Convento na véspera da Festa da Penha

Para reduzir risco de contágio do novo coronavírus, peça utilizada é a mesma da que foi erguida na festa em 2019

Publicado em 3 de abril de 2021 às 17:51- Atualizado há 3 anos

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Terço Gigante
Terço Gigante levantado entre as palmeiras do Campinho tem estrutura feita em EVA e 5 mil pérolas. (Carlos Alberto Silva)

O Terço Gigante da Festa da Penha foi instalado neste Sábado de Aleluia (3) no campinho do Convento, em Vila Velha, retomando uma tradição que chega aos 23 anos. A peça erguida entre duas palmeiras é a mesma da que foi levantada em 2019.

A ideia inicial era apresentar um monumento totalmente novo que dialogasse com o tema deste ano, “Vosso olhar a nós volveis”, e com o momento difícil por que passa a humanidade em razão da pandemia. No entanto, foi justamente pelo aumento do risco de contágio do novo coronavírus e do agravamento da crise sanitária que a equipe responsável resolveu não prosseguir com os trabalhos de confecção.

“O terço que seria erguido está praticamente pronto, mas demandava uma mão de obra e um tempo de montagem maior. Por isso, decidimos usar o de 2019. Se Deus quiser, no ano que vem, vamos ter uma festa presencial muito emocionante. Temos uma Mãe que zela por nós”, disse o idealizador do projeto, o médico Osmar Sales, que chegou a dar entrevista há cerca de três semanas para A Gazeta falando sobre os planos de se levantar um monumento totalmente inédito.

A estrutura erguida sofreu apenas algumas diferenciações para marcar a 451ª edição da Festa da Penha, que começa neste domingo (4) e vai até dia 12. Ela é produzida em peças de EVA e possui cerca de 5 mil pérolas. Em 2020, o terço não foi instalado em razão do início da pandemia.

“Este é um momento de fé, apesar de todas as perdas e sofrimentos que tantos estão enfrentando. Estamos olhando para o Convento agora, com o terço, para pedir, através dele, em nossas orações de pai-nosso e ave-maria, que nossa fé seja fortalecida e que Deus nos acolha em Sua misericórdia. Esse é o sentido de instalarmos o terço este ano, seguindo todos os protocolos sanitários, com máscaras, álcool em gel e distanciamento”, finaliza Osmar.

Terço gigante no Convento da Penha(Festa da Penha/Assessoria de imprensa)

SANTA ILUMINADA

Nesta noite de sábado (3), também será acesa a imagem de Nossa Senhora da Penha Iluminada, na Praça do Papa. Produzida com cerca de 120 mil lâmpadas, em que cada uma representa uma ave-maria. A estrutura, de 15 metros de altura, ficará exposta durante toda a Festa da Penha, até o dia 12 de abril.

O evento religioso terá mais de 50 horas de programação com missas, orações e canais abertos de conversa com o público, além da presença de artistas locais dentro do Programa Salve Mãe das Alegrias. Grande parte da festa será transmitida pela Rede Gazeta e pelas redes sociais do Convento da Penha, incluindo a Romaria das Famílias, no próximo sábado, o Oitavário e a Missa de Encerramento.

Acompanhe toda a programação na página especial do evento em A Gazeta: agazeta.com.br/festadapenha.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais