ASSINE

Aprenda a rezar o terço em homenagem a Maria, mãe de Jesus; Veja vídeo

Conheça os mistérios contemplados no Rosário e aprenda a oração que aproxima os fiéis de Deus e Nossa Senhora

Vitória / Rede Gazeta
Publicado em 02/04/2021 às 02h00

O terço é um dos rituais da fé católica, que consiste em intercalar orações de Pai Nosso e Ave Maria. Tirar um tempo para fazer as orações, é uma prova de devoção e leva os fiéis a uma maior ligação com Deus e Nossa Senhora.

Para o frei Paulo Roberto Oliveira, guardião do Convento da Penha, rezar o Rosário é como oferecer um buquê de rosas em homenagem a Maria, mãe de Jesus. "São 150 rosas que oferecemos a ela em sinal de amor e devoção", aponta. Entre as orações, são recitados os mistérios de Maria, dependendo do dia da semana em que se está rezando. Confira abaixo a divisão:

  • Os mistérios gozosos devem ser recitados às segundas e sábados
  • Os mistérios dolorosos às terças e sextas
  • Os mistérios luminosos às quintas-feiras
  • Os mistérios gloriosos às quartas e domingos

Mistérios gozosos:

  1. A anunciação à Nossa Senhora
  2. A visitação à Santa Isabel
  3. O nascimento de nosso Senhor
  4. A apresentação do Menino
  5. A perda no Templo 

Mistérios dolorosos:

  1. A agonia de Jesus
  2. A flagelação do Senhor
  3. A coroação de espinhos
  4. Jesus carregando a cruz
  5. A morte do nosso Senhor

Mistérios gloriosos:

  1. A ressurreição de Jesus
  2. A ascensão do Senhor
  3. O envio do Espírito Santo
  4. A assunção de Maria
  5. A coroação de Nossa Senhora

Mistérios luminosos:

  1. O batismo de Jesus
  2. A autorrevelação de Jesus no casamento em Caná
  3. O anúncio do reino de Deus
  4. A transfiguração
  5. A instituição da Eucaristia

ORAÇÕES

A ideia é refletir sobre o mistério recitado enquanto se está rezando as orações de Ave Maria. Também são recitados o Credo, Pai Nosso, o Glória ao Pai e, ao final do tempo de oração, uma Salve Rainha. Veja cada oração:

Credo: Ceio em Deus Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra; e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor; que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado. Desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos; creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos Santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.

Pai Nosso: Pai Nosso que estais nos céus, santificado seja vosso nome, venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.

Ave Maria: Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém.

Glória ao Pai: Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Salve Rainha: Salve, Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, salve! A vós bradamos os degredados filhos de Eva. A vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia, pois, advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei, e depois deste desterro mostrai-nos Jesus, bendito fruto do vosso ventre, ó clemente, ó piedosa, ó doce e sempre Virgem Maria. Rogai por nós, Santa Mãe de Deus. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém.

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido possível

Para melhorar a sua navegação, A Gazeta utiliza cookies e tecnologias semelhantes como explicado em nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.

Bem-vindo

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espírito Santo.