> >
Escolas de Vila Velha retomam calendário, mas com aulas não presenciais

Escolas de Vila Velha retomam calendário, mas com aulas não presenciais

Decisão foi publicada no Diário Oficial do município nesta quarta-feira (3). Os colégios do município estão fechados desde a segunda quinzena de março, como medida para conter o avanço da Covid-19

Publicado em 3 de junho de 2020 às 10:54

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Alunos em escola municipal de Vila Velha: as aulas presenciais seguem suspensas
Alunos em escola municipal de Vila Velha: as aulas presenciais seguem suspensas. (Fabrício Lima/ Prefeitura de Vila Velha)

As escolas municipais de Vila Velha, fechadas desde a segunda quinzena de março por causa da pandemia do novo coronavírus, retomaram o calendário letivo, mas com atividades não presenciais, como videoaulas e conteúdos em plataformas virtuais.

A portaria com a regulamentação dessas atividades, assinada pelo secretário municipal de Educação de Vila Velha, Roberto Beling Neto, foi publicada no Diário Oficial do Município nesta quarta-feira (3) e informa que os efeitos são retroativos a 13 de abril, permanecendo enquanto perdurar a situação provocada pela pandemia. Ou seja, as atividades dadas de forma remota desde 13 de abril passaram a contar como curriculares.

Em Vila Velha, assim com nos colégios estaduais, as escolas estão com as aulas presenciais suspensas desde março, como medida para conter o avanço do coronavírus no Espírito Santo. Recentemente, essa suspensão foi prorrogada até o final de junho.

A Secretaria Municipal de Educação de Vila Velha (Semed) tem disponibilizado um site, o "Conectados da Vila", que fornece conteúdo didático e entretenimento aos alunos. Já para aqueles estudantes que não possuem acesso à internet, esse material foi impresso e entregue às famílias por meio da direção de cada unidade de ensino.

"A Semed faz todas as avaliações e acompanhamentos necessários à garantia da melhor qualidade de Ensino a todos os mais de 52 mil alunos da Rede Municipal, de suas 101 Unidades", apontou a pasta em nota.

A confirmação da carga horária computada com as atividades não presenciais, segundo a pasta, se dará por meio das entregas de atividades previstas no planejamento pedagógico. A portaria ainda estabelece que essas ações fora da escola deverão ocorrer inclusive após o retorno das aulas presenciais para o cumprimento dos dias letivos obrigatórios.

A secretaria municipal prevê também, para essa modalidade de ensino, materiais com atividades educativas de caráter pedagógico lúdico, recreativo, criativo e interativo, para realizarem com os estudantes em casa. Além disso, as escolas municipais, de acordo com a portaria, estão orientadas a buscar aproximação com as famílias dos alunos através da organização de grupos em aplicativos de mensagens instantâneas, como o WhatsApp.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais