> >
ES tem apenas 20% do público-alvo vacinado contra a dengue

ES tem apenas 20% do público-alvo vacinado contra a dengue

Devido à baixa procura, foram aplicadas apenas 11.840 das 58.530 doses ofertadas; Estado vive situação de emergência, com 6 mortes confirmadas neste ano

Publicado em 9 de março de 2024 às 09:15

Ícone - Tempo de Leitura 3min de leitura
João Barbosa
Repórter / [email protected]

Desde a chegada das 58.530 vacinas contra a dengue no Espírito Santo, no dia 22 de fevereiro, apenas 11.840 doses foram aplicadas no público-alvo, que até quarta-feira (6) eram as crianças de 10 a 11 anos. Isso corresponde a 20,23% do total. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o número é baixo. Por isso, faz um alerta para a população: é momento de buscar pelas vacinas, que desde esta quinta-feira (7) tiveram a faixa etária ampliada, podendo também ser aplicadas em adolescentes de 12 a 14 anos.

Com 54.568 casos notificados da doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti em 2024, o Espírito Santo já tem seis óbitos confirmados este ano em seis municípios: Sooretama, São Mateus, Laranja da Terra, São Roque do Canaã, Muqui e Linhares (onde um segundo óbito é investigado).

ES tem apenas 20 por cento do público-alvo vacinado contra a dengue

Além das mortes já confirmadas, o Estado investiga mais 10 óbitos que podem ter acontecido em decorrência da dengue.

Para Orlei Cardoso, subsecretário de Vigilância em Saúde do Espírito Santo, o Estado passa por um desafio perante à doença, mas trabalha para reverter o quadro negativo.

“Nosso principal trabalho é voltado para reduzirmos o número de casos e óbitos. É momento de a população buscar pela vacina.  Precisamos que os pais e responsáveis entendam que a vacina é uma ferramenta importante no controle da doença”, destaca o subsecretário.

Nesta quinta-feira (7), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), informou que o Ministério da Saúde autorizou a ampliação da vacinação contra a dengue para crianças de 12 a 14 anos no Espírito Santo. A partir de agora, os municípios que receberem doses poderão imunizar crianças de 10 a 14 anos. Ao todo, 23 cidades no Estado receberam as vacinas, conforme escolha da pasta federal, seguindo critérios que avaliam dados da doença em cada município.

Em entrevista à Rádio CBN Vitória, o secretário de Estado da Saúde, Miguel Paulo Duarte Neto, explicou que a medida foi adotada em virtude da baixa adesão à campanha. "É uma vacina nova, mas foi testada e é eficiente. Temos a vacina para enfrentar a dengue", afirma o secretário.

Com a ampliação, poderão ser contempladas com a vacina 145.718 crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.

Combate ao mosquito

Diante de mais de 1,2 milhão de casos de dengue e 329 mortes confirmadas pela doença em 2024, a ministra da saúde, Nísia Trindade, destacou a importância das atividades de combate aos focos do mosquito Aedes aegypti.

"Quero dizer a todo o Brasil e principalmente à população do Espírito Santo, vamos lutar juntos para combater os focos do mosquito da dengue e vamos estar atentos a qualquer sinal de alerta, procurando a unidade de saúde, não usando medicamentos por conta própria e seguindo as orientações do nosso Sistema Único de Saúde (SUS)", disse Nísia durante visita ao Espírito Santo, no último sábado (2).

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais