> >
Cidades do ES oferecem pontos de hidratação para infectados pela dengue

Cidades do ES oferecem pontos de hidratação para infectados pela dengue

Espírito Santo já registra mais de 38.410 casos da doença e prefeituras da Grande Vitória contam com ações de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti

Publicado em 1 de março de 2024 às 09:28

Ícone - Tempo de Leitura 4min de leitura
João Barbosa
Repórter / [email protected]

Nas estratégias de enfrentamento à dengue, que vem registrando aumento no número de casos no Espírito Santo, prefeituras da Grande Vitória oferecem postos de hidratação, nas unidades de saúde, aos pacientes infectados.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), só nas primeiras oito semanas de 2024, o Estado já acumula 38.414 casos notificados e dois mortos (Sooretama e Laranja da Terra) pela doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, o que obrigou o decreto de estado de emergência em relação ao vetor. Houve uma morte em Linhares, que a vigilância municipal atribuiu à dengue, mas ainda não consta no boletim estadual porque está em processo de reconhecimento, que pode levar até 60 dias. Outros 10 óbitos suspeitos também passam pelo procedimento de confirmação. 

Cidades do ES oferecem pontos de hidratação para infectados pela dengue

A situação, que liga o alerta para o mosquito que deixou 98 mortos no Espírito Santo em 2023, faz com que os municípios promovam ações de combate.

Vitória

Em Vitória, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), disponibiliza pontos de atendimento em todas as 29 unidades de saúde do município, oferecendo auxílio aos pacientes da Capital com medicamentos, insumos e cadeiras de hidratação.

A Semus conta ainda com seis unidades que funcionam em todos os dias da semana (inclusive em feriados), das 7h às 19h, para atendimentos de baixa gravidade. São elas: Praia do Suá, Nova Palestina/Conquista, Maruípe, Santo Antônio, Jardim Camburi e Maria Ortiz.

Vila Velha

 Vila Velha também conta com postos de atendimento contra a dengue em todas as unidades de saúde, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o cenário da dengue na cidade está sendo monitorado por equipes de saúde e, se necessário, novas medidas de atendimento serão adotadas.

Serra

Já a Serra conta com novidades. Desde o último dia 15 de fevereiro, a cidade tem um novo ponto de hidratação na recém-inaugurada Unidade Regional de Saúde de Valparaíso. "O local funciona todos os dias, inclusive sábados, domingos e feriados, das 7h às 19h. São mais de 20 pontos para hidratação, onde o paciente é assistido por médicos e enfermeiros, com a realização de exames", divulgou a administração municipal. 

A Secretaria de Saúde da Serra (Sesa) explica que o objetivo é ampliar a oferta do serviço, que já é realizado nas 40 unidades de saúde da cidade e nas três Unidades de Pronto Atendimento (UPA), além do Pronto Atendimento Pediátrico, anexo ao Hospital Materno Infantil, situado em Civit II.

Cariacica

Em Cariacica, os infectados pela dengue também podem contar com atendimento em todos os postos de saúde. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), a cidade tem 66 pontos de hidratação. O morador pode procurar a unidade mais próxima, onde será avaliado, notificado, e caso necessário, poderá iniciar a hidratação oral. Em caso de estágio mais avançado da dengue, os pacientes serão encaminhados para Pronto Atendimento.

Viana

Assim como as cidades vizinhas, a Secretaria de Saúde de Viana informa que também conta com pontos de hidratação para seus moradores. No município, os infectados podem buscar atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) de Viana Sede e Arlindo Villaschi.

Guarapari

Já em Guarapari, os infectados podem buscar por atendimento na UPA 24 horas, situada em Ipiranga, na região central da cidade.

Segundo a Secretaria de Saúde de Guarapari (Semsa), o município tem um plano de contingência para arboviroses, e mediante ao aumento do número de notificações, se constatado estado de alerta, um ou mais pontos de hidratação poderão ser abertos para garantir o fluxo de atendimento.

Vacinação

Com estado de emergência decretado, o Espírito Santo recebeu 58.530 doses de vacinas contra a dengue, que foram distribuídas para 23 municípios.

 O público-alvo da vacinação, em 2024, é composto por crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária que concentra o maior número de hospitalização por dengue, depois de pessoas idosas, grupo para o qual a vacina não foi liberada pela Anvisa. Nesta primeira remessa, será contemplado o público de 10 e 11 anos. Confira abaixo quantas doses foram enviadas a cada município capixaba.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais