> >
Eclipse anular com "anel de fogo" ao redor da lua será visível no ES?

Eclipse anular com "anel de fogo" ao redor da lua será visível no ES?

Segundo Márcio Malacarne, coordenador do Gaturamo Observatório (GOA) da Ufes, o fenômeno ocorre quando a lua encobre o sol em seu ponto de órbita mais próximo da Terra

Publicado em 9 de junho de 2021 às 18:28

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
O último eclipse anular ocorreu em 2019
O último eclipse anular ocorreu em 2019. (Divulgação | Nasa)

Nesta semana vai ocorrer um eclipse anular e, por alguns minutos, um belo "anel de fogo" aparecerá no céu — resultado da ocultação parcial do disco solar pela lua. Mas será que todos poderão apreciar o fenômeno? Infelizmente não. Os capixabas e os demais brasileiros vão ficar de fora. A faixa de totalidade do fenômeno é pequena e o eclipse só será visto no norte do Canadá e no leste da Sibéria.

Segundo o mestre em Astrofísica Márcio Malacarne, coordenador do Gaturamo Observatório (GOA) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), o eclipse anular ocorre quando a lua encobre o sol em seu ponto de órbita mais próximo da Terra, não cobrindo todo o disco Solar. "Não fica escuro como a noite, durante um eclipse total", detalhou.

Ele reafirma que o fenômeno não será visível do Brasil. Grandes cidades do hemisfério norte, como Chicago, Nova York, Toronto, Boston, Paris, Londres, Berlim, Estocolmo e Moscou, poderão observar apenas um eclipse parcial a olho nu.

Para não ficar totalmente fora dessa, será possível acompanhar uma transmissão do Virtual Telescope Project, que vai começar às 6h30 (horário de Brasília) da quinta-feira (10). O vídeo poderá ser visto no site do projeto, ou também em seu canal no YouTube. Para facilitar, colocamos o vídeo logo abaixo. É só “dar play” na hora do eclipse e aproveitar.

O ponto máximo do eclipse, quando o “anel de fogo” surge no céu, deve ocorrer às 7h41.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais