> >
"É uma velocidade de transmissão assustadora", alerta secretário do ES

"É uma velocidade de transmissão assustadora", alerta secretário do ES

Nésio Fernandes afirmou que sem um isolamento amplo, pode se repetir no Espírito Santo a catástrofe que viveram outros Estados e países

Publicado em 17 de março de 2021 às 21:39- Atualizado há 3 anos

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Coletiva de imprensa com o Governador Renato Casagrande e os secretários, Nésio Fernandes, da Saúde e Rogelio Amorim, da Fazenda
Nésio Fernandes classificou como assustadora a velocidade de transmissão do coronavírus no ES. (Fernando Madeira)

O Secretário da Saúde de Estado, Nésio Fernandes, fez um alerta para a velocidade de transmissão do coronavírus no Espírito Santo. Em publicação feita nesta quarta-feira (17) em seu perfil no Twitter, Nésio afirmou que, caso se mantenha a alta taxa de contágio do vírus, os números de novos casos de Covid-19 no Estado podem superar o pico da segunda onda da doença.

Aspas de citação

Se mantivermos a quantidade de casos positivos observados nos últimos dias, na próxima semana já ultrapassaremos o pico da segunda expansão da doença no ES. É uma velocidade de transmissão assustadora!

Nésio Fernandes
Secretário de Saúde do Espírito Santo
Aspas de citação

O secretário também alertou para o aumento no número de mortes em decorrência de complicações da Covid-19. A previsão de Nésio aponta que o Estado pode terminar o mês de março com um número entre 650 e 700 mortes causadas pela doença, o que, segundo o secretário, pode levar a um colapso.

"O crescimento dos óbitos também acelerou. Podemos terminar o mês com, no mínimo, 650-700 óbitos pela Covid-19. Nesta velocidade de crescimento, sem adesão total ao isolamento radical de todo o ES, caminhamos com passos rápidos para um alto risco de colapso", disse Nésio.

Na publicação, Nésio também relembrou que, nesta quarta-feira (17), o Espírito Santo chegou ao terceiro dia consecutivo com mais de 150 internações em UTIs diárias. Além disso, de acordo com o secretário, foram 70 pessoas transferidas para o tratamento intensivo nas últimas 24 horas, um recorde no Estado.

"Estamos diante de uma disjuntiva: aderir incondicionalmente ao isolamento amplo ou morrer como sociedade, e repetir no Espírito Santo as catástrofes que viveram outros Estados e países", completou.

MAIS DE 3 MIL ÓBITOS NO BRASIL

Nésio ainda destacou as mais de três mil mortes no Brasil registradas nesta quarta-feira (17) em decorrência da Covid-19. O secretário da Saúde de Estado reiterou que, a partir desta quinta (18), quando terá início a quarentena de 14 dias implementada pelo governo do Estado, a população deve respeitar as novas medidas restritivas.

"Decretamos a 'quarentena ampla' no Espírito Santo anterior ao colapso da rede, no limite máximo da capacidade da rede privada e pública. A partir desta meia noite, precisaremos ter as ruas vazias e a ampla maioria do povo isolado em suas casas", pontuou.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais