> >
Dois mil profissionais de hospital na Serra serão vacinados na 1ª fase

Dois mil profissionais de hospital na Serra serão vacinados na 1ª fase

Hospital Dr. Jayme Santos Neves, referência no enfrentamento à Covid-19 no Estado, recebeu 2.092 doses da Coronavac. Mais profissionais serão vacinados gradualmente

Publicado em 22 de janeiro de 2021 às 19:11- Atualizado há 3 anos

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Hospital Jayme Santos Neves, na Serra, recebe trinta e seis pacientes com Covid-19 vindos de Manaus
Hospital Jayme Santos Neves, na Serra, recebe trinta e seis pacientes com Covid-19 vindos de Manaus. (Fernando Madeira)

Mais de dois mil profissionais do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, vão ser vacinados com o primeiro lote de imunizantes recebidos pelo município. 

A informação foi confirmada Secretaria de Saúde da Serra. Segundo o município, das 3.763 doses da Coronavac já recebidas, 2.092 estão destinadas à imunização dos trabalhadores do Jayme, que é o hospital de referência para o tratamento da doença no Espírito Santo.

A quantidade diz respeito somente à primeira dose da vacina. A segunda dose, cuja aplicação deve ocorrer em um intervalo de 14 a 28 dias após a primeira, será repassada ao município posteriormente, conforme esclareceu a Secretaria Estadual de Saúde (ES).

No Estado, a aplicação da vacina será feita em três fases, seguindo as orientações de prioridade do Ministério da Saúde e as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS). Ao todo, devem ser imunizados cerca de 1,1 milhão de capixabas durante a campanha. Mesmo aqueles que já foram infectados pelo novo coronavírus serão vacinados. 

FASES DA VACINAÇÃO

Na primeira fase, está prevista a vacinação de 271.788 pessoas no Estado. Contudo, o número de doses que chegaram ao Estado nesta segunda-feira (18) ainda é pequeno (101.320 doses) e a estimativa do governo do Estado é vacinar cerca de 48 mil pessoas, ou seja , menos de 20% do total. Por isso foi priorizado quem tem mais riscos de saúde ou quem está mais exposto pelo doença.

Fazem parte do primeiro grupo que vai receber a vacina do primeiro lote da Coronavac: 42.273 profissionais da área da saúde; 2.793 indígenas; 2.970 idosos que moram em casas de repouso; 210 pessoas com deficiência que vivem em instituições.

A Sesa esclareceu ainda que, a fim de definir quais profissionais serão contemplados nessa primeira etapa, foi publicado no Diário Oficial do último dia 20 a Resolução CIB 007/2021, que estabelece uma ordem prioridade para a imunização dos trabalhadores. São esses: 

  • profissionais vacinadores;
  • das Instituições de Longa Permanência para Idosos;
  • trabalhadores de Unidades de Terapia Intensiva Covid-19, dos hospitais referências;
  • trabalhadores da Urgência e Emergência; enfermaria dos hospitais Covid-19; e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU);
  • profissionais da sala vermelha de Unidades de Pronto Atendimentos (UPAs e PAs); e profissionais dos Centros de Referência para a Covid-19, na Atenção Básica.

No Jayme, a vacinação contra a Covid-19 começou oficialmente na tarde de quarta-feira (20), após o evento simbólico realizado na segunda (18), que marcou o início da campanha de imunização no Estado.

A Sesa informou ainda que os profissionais estão sendo imunizados nos seus locais de trabalho e as doses foram encaminhadas para o hospital nominalmente.

“O setor de Medicina do Trabalho do hospital está percorrendo as áreas a fim de imunizar todos os profissionais contemplados nessa primeira etapa de vacinação. A ação deve durar alguns dias para que diversos turnos e plantões sejam beneficiados.”

A secretaria também foi questionada sobre o total de profissionais que trabalha no hospital, se todos, ou, pelo menos, todos na área da saúde seriam vacinados na primeira etapa, ou se, em caso negativo, qual a previsão para que os demais recebam o imunizante. No entanto, a pasta esclareceu apenas que a oferta de vacinas aos profissionais de saúde será ampliada assim que houver mais doses do imunizante.

PROFISSIONAIS DE UPA E DO SAMU 

 Além dos profissionais do Hospital Dr. Jayme Santos Neves,  agentes do Samu e funcionários das UPAs também serão vacinados. Segundo  a Secretaria de Saúde da Serra, a imunização está prevista para ocorrer no sábado (23) e no domingo (24).  Mais profissionais também serão imunizados no início da próxima semana. O número de profissionais contemplados, no entanto, não foi informado. 

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais