> >
Por que o ES recebeu 4.828 doses de vacina além do previsto no 1° lote?

Por que o ES recebeu 4.828 doses de vacina além do previsto no 1º lote?

Ministério da Saúde informou que Estado receberia  96.492 doses da Coronavac, mas avião chegou carregado com  101.320 vacinas

Publicado em 21 de janeiro de 2021 às 12:02- Atualizado há 3 anos

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Distribuição e vacinação na Grande Vitória
Brasil depende de insumos para fabricar mais doses de vacina e acelerar campanha de imunização. (Fernando Madeira)

O Ministério da Saúde informou que, na divisão das vacinas enviadas aos estados, seria destinado ao Espírito Santo um lote de imunizantes com 96.492 doses da Coronavac, suficientes para a vacinação de 48.246 pessoas do grupo prioritário, já que são necessárias duas aplicações.  Nesta segunda-feira (18), porém, o avião que pousou no Aeroporto de Vitória estava carregado com 101.320 doses, ou seja, 4.828 vacinas a mais do que o divulgado pelo governo federal.

Segundo o secretário de Saúde do Espírito Santo, Nésio Fernandes, o excedente de doses é uma medida de segurança adotada em qualquer campanha de vacinação no Estado. Durante entrevista para a Rádio CBN Vitória na terça-feira (19), Nésio explicou que este quantitativo, de cerca de 5% de doses extras, fica à disposição caso haja perda de alguma dose do imunizante.

"Essa diferença é a margem de segurança que nós trabalhamos nas nossas outras campanhas de vacinação, com a expectativa de que algumas doses possam ser perdidas. Pode ocorrer um curto-circuito em alguma câmara fria ou um erro de armazenamento, quebra de frascos, por exemplo. Então, esses 5% a mais, aproximadamente, são a margem de erro que a gente trabalha na logística das vacinas, não só na vacina contra o coronavírus, mas também nas demais", explicou o secretário.

coronavac
Estado começou a aplicar as primeiras doses da Coronavac. (Carlos Alberto Silva)

De acordo com o secretário estadual de Saúde, caso não haja nenhuma perda de doses, as unidades extras do imunizante serão destinadas a profissionais da Saúde, que atuam na linha de frente do combate à Covid-19. "Se sobrar, as vacinas serão aplicadas em trabalhadores da Saúde, que fazem parte do grupo-alvo neste momento da priorização da vacinação, e que não têm sua população total contemplada com a vacinação", garantiu Nésio.

Portanto, se não houver perda, o excedente de 4.828 doses da Coronavac, que necessita de duas aplicações para atingir sua imunização máxima, permitiria proteger mais 2.414 profissionais da Saúde contra a contaminação do coronavírus.

O grupo prioritário da vacinação contra a Covid-19 no Estado é formado por 42.273 trabalhadores da saúde; 2.970 pessoas maiores de 60 anos residentes em instituições de longa permanência;  210 pessoas maiores de 18 anos com deficiência residentes em Residências Inclusivas e 2.793 indígenas aldeados, totalizando 48.246 imunizados. 

Até quarta-feira (20), já haviam sido vacinadas 3.489 pessoas em vários municípios capixabas, dentro da primeira fase de imunização. Para a segunda fase, a Sesa comunicou que a expectativa é realizar uma nova distribuição de doses às secretarias regionais na segunda semana do mês de fevereiro. Até lá, o Espírito Santo deve receber do governo federal mais 70 mil doses, capazes de imunizar 35 mil capixabas.  

A expectativa pela chegada dos novos lotes dos imunizantes é grande, mas o governador do Estado, Renato Casagrande, afirmou que o recebimento das vacinas no Espírito Santo será a "conta-gotas" e que a vacinação só ganhará força a partir de março, após o Brasil conseguir os insumos necessários para fabricar os imunizantes e acelerar a campanha.

"Vamos receber até março, pelo menos, vacinas a conta-gotas. Não teremos escala de vacinação, não poderemos levar para as unidades de Saúde grandes quantidades para imunizar a população. Esse é o alerta que fazemos: estamos felizes com o início da campanha, mas o contrato que o governo federal fez com instituições é pequeno", disse Casagrande. 

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais