> >
“Cumpriu sua missão”, diz mãe de jovem que teve morte súbita em Venda Nova

“Cumpriu sua missão”, diz mãe de jovem que teve morte súbita em Venda Nova

Elam Caliman, mãe da jovem de 21 anos, conta que a filha Letícia sofria de ansiedade e que isso pode ter influenciado, mas se agarra à fé para seguir. Casos desse tipo crescem no país

Publicado em 27 de maio de 2021 às 17:28

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Elam Caliman, mãe de Letícia Caliman, de 21 anos
Elam Caliman, mãe de Letícia Caliman, de 21 anos. (Reprodução/ TV Gazeta Sul )

A mãe da estudante Letícia Caliman, de 21 anos, que faleceu na última segunda-feira (24) vítima de um mal súbito, em Venda Nova do Imigrante, Região Serrana do Estado, se apega na fé para superar o momento difícil. Ela conta que a filha sofria de ansiedade e tomava remédios controlados para isso, mas era saudável e nunca imaginou que Letícia poderia sofrer uma parada cardíaca.

“Deus é meu consolo, no velório parece que eu estava anestesiada, mas Deus estava me sustentando porque sei que ela cumpriu a missão dela e está ao lado do Pai e que eu tenho que aceitar com paz”, diz emocionada a mãe da jovem, Elam Caliman.

Letícia estudava arquitetura e urbanismo no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) de Colatina. Por conta da pandemia de Covid-19, participava das aulas de forma online, em casa. A mãe conta que a menina também estava estagiando pela manhã, quando se sentiu mal e pediu que ela a buscasse. Durante o almoço, a estudante se queixou de uma forte dor no peito e desmaiou nos braços da mãe.

"Foi dando uma crise nela, ela falou 'mãe, acho que minha crise de ansiedade e minha crise de pânico estão voltando'. Aí ela foi sentar na mesa para almoçar e não conseguiu, sentou no chão. Quando ela sentou no chão, ela quis desmaiar. Peguei ela no colo e aí ela desmaiou", conta Elam.

Letícia Caliman Baptisti morreu em casa. Ela morava em Venda Nova do Imigrante e cursava arquitetura
Jovem que foi candidata a vereadora tem morte súbita aos 21 anos no ES. (Redes Sociais)

Apesar do socorro rápido ao hospital, não foi possível salvar a vida da jovem. “É inacreditável. Na hora que recebi a notícia disse que era inacreditável. Foi tudo tão rápido”, relembra a mãe.

“Tem uma oração que fazemos que é: tudo aceito com amor, que se faça Tua vontade, em Tuas mãos me entrego, em silêncio e paz. E é isso que estou sentindo, que ela cumpriu a sua missão e gostaria de passar essa paz dessa mensagem que o frei fala para gente, para todos que estejam em aflição, que temos que enxergar dessa forma”, disse a mãe.

NÚMERO DE JOVENS VÍTIMAS DE MAL SÚBITO TEM CRESCIDO NO BRASIL

No Brasil, o número de jovens vítimas de mal súbito tem crescido desde 2013. Segundo o Ministério da Saúde, os episódios entre adultos de até 30 anos subiram 13%. O órgão afirma que isso reflete o aumento de hábitos não saudáveis que colocam em risco a vida de pessoas dessa faixa etária.

O cardiologista Pietro Lima explica um dos motivos que pode levar à parada cardíaca em jovens e ressalta a importância da prevenção. “As pessoas têm tido piora dos hábitos alimentares, estão cada vez mais sedentários e isso tem aumentado os fatores de risco modificáveis", afirma. As doenças cardiovasculares podem acontecer em qualquer idade e fase da vida. Por ano, 70 mil brasileiros morrem por causa dessa mesma doença. 

A prevenção é sempre buscar fazer um check-up da saúde, realizando exames e consultas médicas com regularidade. "A gente consegue ver alterações estruturais com um eletrocardiograma, por exemplo. Às vezes uma angina, uma dor no peito que não é levada em consideração, um cansaço podem indicar um sinal. O interessante é ter uma atenção aos sintomas que a pessoa tem tido”, afirma o médico.

*Com informações de Vinícius Rangel, da TV Gazeta

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais