> >
Covid: Casagrande avalia novas medidas no ES e recomenda passaporte da vacina

Covid: Casagrande avalia novas medidas no ES e recomenda passaporte da vacina

Governador sugeriu que os municípios que passarão para o risco moderado (amarelo) na próxima semana, como Vila Velha e Serra, exijam o comprovante de imunização para acesso a bares e restaurantes

Publicado em 21 de janeiro de 2022 às 20:14

Ícone - Tempo de Leitura 3min de leitura
Em pronunciamento, Casagrande orientou estabelecimentos a exigirem o passaporte da vacina
O governador Renato Casagrande em pronunciamento nesta sexta (21). (YouTube/Reprodução)
Covid - Casagrande avalia novas medidas no ES e recomenda passaporte da vacina

Diante do que considerou um “aumento explosivo” de contaminações pelo coronavírus em função da variante Ômicron, o governador do Estado, Renato Casagrande, afirmou, em pronunciamento realizado na noite desta sexta-feira (21), que vai avaliar na próxima semana a adoção de "novas medidas qualificadas" para frear o avanço da pandemia no Espírito Santo.

O governador também recomendou que os municípios que passarem para o risco moderado (amarelo) no mapa de risco exijam, para acesso em qualquer ambiente, a apresentação de comprovante de imunização contra a Covid, o chamado passaporte da vacina, sobretudo em bares e restaurantes.

Desde que entrou na quarta onda da pandemia, o Estado vem quebrando continuamente seus recordes de casos confirmados de coronavírus em 24 horas. Apenas nesta sexta-feira (21) foram registradas mais de 12,7 mil novas infecções, conforme atualização diária do Painel Covid-19, da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa).

É o terceiro recorde quebrado em um período de 11 dias. No último dia 10, foi registrado o maior número de casos contabilizados até então, quase 7 mil casos em um dia. Exatamente uma semana depois, na segunda-feira (17), esse indicador saltou para mais de 11 mil contaminações em 24 horas.

Aspas de citação

Há uma pressão na base do sistema de saúde, há um crescimento de óbitos, e há uma explosão de infecção. Por isso, é fundamental que nós tenhamos as cautelas necessárias para poder romper o processo de transmissão do vírus

Renato Casagrande 
Governador do ES
Aspas de citação

Dentre as ações em andamento para frear a Ômicron, o governador destaca a ampliação da testagem, a notificação eletrônica que permitirá ao trabalhador se afastar do trabalho sem precisar comparecer a uma unidade de saúde para pegar atestado, e o início da vacinação infantil, que deve ganhar ritmo no Estado após a liberação da Coronavac para crianças a partir de 6 anos.

Apesar dos avanços, o novo mapa de risco anunciado pelo governador na noite desta sexta (21), traz cinco cidades de volta ao risco moderado de contaminação pelo coronavírus a partir de segunda-feira (24), entre elas Vila Velha Serra, na Grande Vitória.

Segundo Casagrande, diante de uma nova onda da pandemia, que tem provocado uma evolução rápida da transmissão e mais lenta do óbito, é preciso tomar novas medidas para conter a situação e, na próxima semana, serão discutidas as possibilidades. Entretanto, algumas ações já podem ser adotadas de imediato.

Aspas de citação

Vamos discutir na semana que vem com entidades da sociedade capixaba, como a área de comércio, entre outras, algumas medidas que podemos tomar para essa nova fase da pandemia que estamos vivendo. Mas desde já, a nossa recomendação é para que os municípios que migrarão para o risco moderado na próxima semana passem a exigir o passaporte da vacina em restaurantes e bares. Hoje, ele é uma exigência em ambientes fechados, como casamento e shows

Renato Casagrande
Governador do ES
Aspas de citação

O passaporte nada mais é que um comprovante de vacinação emitido por meio de um sistema do Ministério da Saúde ou da Sesa, comprovando que aquele cidadão recebeu as doses necessários do imunizante contra o coronavírus. 

"A vacina é o principal instrumento que protege a nossa vida. Cada vez mais as pessoas serão cobradas pela vacina, e é preciso que a gente possa incentivar, induzir as pessoas que possam receber a vacina. É fácil ter o comprovante, você pode ir no Vacina e Confia ES, fazer o cadastro, é coisa rapidíssima." 

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais