Covid-19: Casagrande faz pronunciamento e anuncia novo mapa de risco do ES

Governador realizou transmissão para o início da noite desta sexta-feira (21); classificação divulgada valerá a partir da próxima segunda-feira, dia 24 de janeiro

Vitória
Publicado em 21/01/2022 às 18h00

18:34

Término do pronunciamento

Depois de aproximadamente 12 minutos, o governador Renato Casagrande encerra o pronunciamento desta sexta-feira (21).


18:33

Medidas qualificadas devem mudar no ES

"Na semana que vem, a gente se reúne com entidades para ir mudando as medidas qualificadas, de acordo com a realidade desta nova onda da pandemia, e ir protegendo a sociedade capixaba", finaliza Casagrande.


18:32

Casagrande: "Você deve se preocupar"

"Se nós tivéssemos, neste momento, o mesmo comportamento (nós óbitos) com essa variante, o nosso sistema não daria conta, porque hoje o contágio é muito maior do que era antes. A Ômicron interna e leva menos a óbito (que outras cepas), mas, ainda assim, interna e leva a óbito. Você deve se preocupar com ela", reforça o governador.


18:31

ES recomenda comprovante de vacinação

"Com base nesta realidade, da quarta onda da pandemia, de evolução rápida da transmissão e mais lenta do óbito, nós temos que tomar medidas novas e vamos discutir, na semana que vem, com entidades da sociedade, medidas que podemos adotar.  Mas, desde já, a nossa recomendação é para que os municípios que migrarão para o risco moderado na próxima semana passem a exigir o passaporte da vacina em restaurantes e bares. Hoje, ele é uma exigência em ambientes fechados, como casamento e shows", pede Casagrande.


18:29

Novo mapa de risco: 5 cidades no risco moderado

"Temos cinco municípios em risco moderado: Vila Velha, Serra, Sooretama, Mantenópolis e Alto Rio Novo. Isso já mostra que o mapa começa a ter alguns pontos amarelos e em dois grandes municípios. Este avanço acontece, principalmente, quando os óbitos crescem", anuncia o governador.

Covid-19
91º mapa de risco tem 5 municípios no risco moderado. Crédito: Sesa

18:25

Casagrande: "Explosão de casos" no ES

O governador Renato Casagrande cita que o Espírito Santo vive uma "explosão de casos" e comemora o início da vacinação das crianças contra a Covid-19. "Temos condições de avançar muito na vacinação de crianças com a Coronavac, a partir de amanhã (sábado, 22)", afirma.


18:23

Média móvel de mortes subiu no ES

"Pelo número de pessoas internadas e de pessoas que morrem, a Ômicron tem uma virulência menor, mas o óbito já cresceu no Espírito Santo. Em termos proporcionais, o aumento é grande. Na média móvel de sete dias, estamos perto de cinco óbitos. O crescimento não é proporcional às pessoas infectadas, mas a variante continua tirando a vida de irmãos e irmãs nossas", alerta Casagrande.


18:22

Taxa de transmissão (RT) está perto de 4 no ES

"O índice de transmissão está muito grande. Durante um dia, a gente registra perto de 12 mil pessoas infectadas. São recordes atrás de recordes de pessoas infectadas. A Ômicron consegue um nível de infecção muito alto. Estamos, neste momento, com uma taxa de transmissão (RT) perto de 4. Uma pessoa está infectando quase quatro outras pessoas", revela o governador.


18:20

Início do pronunciamento

O governador Renato Casagrande começa o pronunciamento desta sexta-feira (21). Acompanhe com A Gazeta.


18:15

Atraso

Apesar de marcado para começar às 18h, o pronunciamento desta sexta-feira (21) ainda não foi iniciado pelo governador Renato Casagrande.


17:58

Em instantes...

O governador Renato Casagrande deve iniciar o pronunciamento desta sexta-feira (21) nos próximos minutos, previsto para começar às 18h, conforme anunciado. Durante a transmissão, ele falará sobre o combate à pandemia do coronavírus e divulgará o novo mapa de risco do Espírito Santo, válido a partir da próxima segunda-feira (24). Acompanhe com A Gazeta.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.