> >
Covid: busca aumenta e autoteste começa a faltar em farmácias do ES

Covid: busca aumenta e autoteste começa a faltar em farmácias do ES

Alguns estabelecimentos da Grande Vitória chegaram a enfrentar desabastecimentos pontuais, enquanto outros alertam para a possível dificuldade de manutenção dos estoques

Publicado em 1 de março de 2024 às 14:12

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
Os autotestes para detecção da Covid-19 começaram a ser vendidos em março deste ano no Brasil
Autotestes para detecção da Covid-19 começaram a ser vendidos no Brasil em 2022. (Shutterstock)

A procura por testes para detectar a Covid-19 disparou em fevereiro, principalmente após o carnaval, crescendo até 444% em farmácias da Grande Vitória em comparação com o mês anterior. Alguns estabelecimentos chegaram a enfrentar desabastecimentos pontuais, enquanto outros alertam para a possível dificuldade de manutenção dos estoques.

Na rede Santa Lúcia, diante do aumento da demanda e do número de casos, os testes feitos pelo farmacêutico com emissão de laudo foram retomados nesta semana. Mas também houve aumento expressivo na procura pelos autotestes, conforme explicou a equipe de marketing.

“Foi um aumento de aproximadamente 444% nas vendas, quando comparados janeiro e fevereiro. Já se vislumbra uma possível dificuldade para repor o estoque desses autotestes.”

Nas Drogarias Pacheco, o crescimento foi de 178% a mais que o mesmo período de 2023, segundo o diretor comercial e de marketing do Grupo DPSP, Marcos Colares.

"No comparativo de janeiro deste ano com o período pós-carnaval, a procura cresceu 106% na Região Metropolitana do Espírito Santo. Devido a esse crescimento expressivo, houve limitação momentânea na disponibilidade do exame, mas a questão já foi sanada e as lojas estão sendo reabastecidas."

A rede Pague Menos também observou um aumento na demanda por testes de Covid-19 nos consultórios farmacêuticos e na venda de autotestes. “Antecipando-se à sazonalidade, a empresa já tinha garantido estoque suficiente em todas as suas lojas no Brasil, evitando escassez para os clientes”, informou a empresa, por meio de nota.

O grupo RD-RaiaDrogasil não forneceu dados regionalizados, contudo, de acordo com a empresa, não há falta de testes. Ainda assim, apontam que houve um aumento da procura em todo o país, com um crescimento médio de 25% desde a semana anterior ao carnaval.

A rede Farmes também não registrou problemas, segundo informações obtidas junto ao setor de marketing da sede, em Cobilândia, Vila Velha.

Covid - busca aumenta e autoteste começa a faltar em farmácias do ES

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais