> >
Covid-19: Sesa volta a recomendar uso de máscaras para alunos e professores

Covid-19: Sesa volta a recomendar uso de máscaras para alunos e professores

Com o aumento de casos de Covid-19 no Estado, a Secretaria de Estado da Saúde recomendou a volta do equipamento de proteção nas escolas.

Publicado em 10 de junho de 2022 às 18:30

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
Alunos usam máscara em sala de aula devido à Covid-19
Alunos, professores e demais trabalhadores do ambiente escolar devem usar máscara, diz Sesa. (Freepik)
Vinícius Brandão
Estagiário / [email protected]
Covid-19: Sesa volta a recomendar uso de máscaras para alunos e professores

Com o Espírito Santo vivendo a quinta onda de casos de Covid-19 e com aumento na taxa de transmissão da doença nas últimas semanas, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) voltou a recomendar o uso de máscaras em ambientes fechados e nas escolas.

Entre as medidas para diminuir a propagação da doença, a Sesa orienta também o uso do equipamento de proteção em lugares de grande concentração de pessoas, mesmo em áreas externas, além das outras medidas de prevenção como vacinação, testagem, distanciamento social e higienização das mãos.

Ainda a respeito das máscaras, nas escolas a recomendação é o uso contínuo, cobrindo adequadamente boca e nariz, para impedir a cadeia de transmissão entre alunos e profissionais da educação.

Apenas em uma escola estadual de São Pedro, em Vitória, 20 casos de Covid-19 foram registrados nos últimos dias: 12 professores e oito alunos testaram positivo para a doença e precisaram ser afastados. Na tentativa de reduzir riscos de novas infecções, as atividades passaram a ser feitas no pátio e na quadra e há recomendação para retorno do uso de máscaras.

Segundo a secretaria, as máscaras com melhor poder filtrante, como PFF2 e N95, estão expressamente recomendadas como barreira preferencial a ser adotada por alunos e trabalhadores no ambiente escolar durante todo o período de permanência nas instituição.

É o caso do colégio Salesiano, unidades da Avenida Vitória e Jardim Camburi, que depois dos aumentos dos casos em todo Brasil, voltou a recomendar o uso de máscaras.

Segundo a instituição, o uso não é obrigatório e, sim, uma sugestão para as famílias para que os alunos usem a proteção.

A escola ainda destaca que alunos e funcionários com sintomas gripais são orientados a não ir para a escola e procurar unidades de saúde para realizar o teste de Covid-19.

Componente de Arquivos & Anexos Arquivos & Anexos

Nota técnica da Secretaria de Estado da Saúde que recomenda a volta do uso de máscaras

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Corporis voluptates eos, exercitationem id, voluptatem ex nostrum ab sit corrupti, magni non temporibus alias rem reprehenderit quis doloremque harum aperiam similique animi culpa impedit.

Tamanho de arquivo: 712kb

A Secretaria de Estado da Saúde orienta que o uso de máscara seja reforçado também nos seguintes casos:

  • Ao apresentar sintomas respiratórios;
  • Ao testar positivo para Covid-19;
  • Ao cuidar de alguém que está doente com Covid-19;
  • Se pertencente ao grupo de risco para Covid-19;
  • Ao executar um trabalho em que você interage com um grande número de pessoas;
  • Ao andar de avião, ônibus, trem ou outras formas de transporte público, especialmente se for por um longo período de tempo em meios de transporte lotados;
  • Quando o distanciamento físico não for possível ou quando você estiver em ambientes públicos internos ou externos lotados.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais