> >
Coronavírus no ES: municípios podem sair do risco baixo na próxima semana

Coronavírus no ES: municípios podem sair do risco baixo na próxima semana

O secretário de Estado da Saúde Nésio Fernandes afirmou que, com maior ocupação hospitalar e retornando para o risco moderado, cidades voltam a ter mais restrições; entenda

Publicado em 4 de novembro de 2020 às 19:20

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
O Secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, em entrevista virtual
O Secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes. (Divulgação Sesa)

Algumas mudanças no mapa de risco que classifica os municípios do Espírito Santo em risco baixo, risco moderado e risco alto para transmissão do novo coronavírus, devem acontecer na próxima semana. A afirmação foi feita pelo secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, em pronunciamento nesta quarta-feira (4).

Aspas de citação

O que pode ocorrer nas próximas semanas é que, em ocupação hospitalar com os leitos potenciais passando dos 50%, é possível que muitos municípios capixabas voltem ao risco moderado. Retornando para o risco moderado, voltaremos a ter restrições de algumas atividades sociais e econômicas, em especial no período noturno e nos finais de semana

Nésio Fernandes
Secretário de Estado da Saúde do ES
Aspas de citação

De acordo com o secretário, as medidas de restrição para os municípios de risco moderado reduzem a interação social e diminuem a pressão sobre a rede de serviços de saúde. "Então é possível que nas próximas semanas ocorra uma modificação no mapa de risco do Estado aonde, alguns municípios que se encontram hoje em risco baixo, voltem ao risco moderado", disse.

Coronavírus no ES - municípios podem sair do risco baixo na próxima semana -

MAPA DE RISCO VÁLIDO ATÉ DOMINGO

Divulgado na última sexta-feira (30), o último mapa de risco ainda em validade mantém o município de Ecoporanga como o único classificado em "risco moderado" para a transmissão do novo coronavírus. As demais cidades estão todas no risco baixo. A 29ª classificação elaborada pelo governo do Estado vale até o domingo (8).

Na chamada Matriz de Convivência — considerada até a divulgação do último mapa de risco, a classificação das cidades capixabas é consequência da combinação de dois eixos: "ameaça" e "vulnerabilidade". Juntos, eles consideram quatro fatores relativos à pandemia da Covid-19 e definem quatro níveis de risco: baixo, moderado, alto e extremo.

  • Eixo ameaça: composto pelo coeficiente de casos ativos nos últimos 28 dias, pela quantidade de testes realizada a cada mil habitantes e pela média móvel de mortes dos últimos 14 dias. Todos são indicadores particulares a cada município;
  • Eixo vulnerabilidade: formado pela taxa de ocupação dos leitos de unidade de terapia intensiva (UTI), considerando o total de vagas ocupadas atualmente diante de todas as disponibilizadas durante o período de maior expansão da rede do Estado.

Iniciada em 30 de abril, a estratégia de mapeamento segue orientações do Ministério da Saúde e da equipe de especialistas do Centro de Comando e Controle Covid-19 no Espírito Santo, que é composto por: Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Secretaria de Saúde (Sesa), Instituto Jones dos Santos Neves, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).

REVEJA O PRONUNCIAMENTO

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais