Coronavírus no ES: Secretário da Saúde faz novo pronunciamento

Nésio Fernandes, secretário da Saúde do Espírito Santo, atualizou as informações sobre o enfrentamento à Covid-19 no Espírito Santo

Publicado em 04/11/2020 às 16h48
Atualizado em 04/11/2020 às 17h09

17:05

Fim da transmissão

"Sem mais. Encerro por aqui. Reforço que a população precisa usar máscaras, lavar as mãos. Diante de qualquer sintoma respiratório, procurem o serviço de saúde, façam o teste. Entendemos que, de fato, a expectativa de imunização da população brasileira deve se manter para o segundo trimestre do próximo ano. Sendo que no próximo semestre teremos a população vacinada. Muito obrigado a todos a e todas".


17:02

Eleições: passeatas com aglomeração estão proibidas a partir de hoje

"Atividades de campanhas que levam aglomeração de pessoas estão proibidas a partir do dia de hoje. Comportamento social, principalmente de organizações que levem a aglomeração de pessoas, coloca a população em risco. Estamos vivendo uma pressão sobre o sistema de saúde, não é possível tolerar isso. Tanto o TRE quando a Sesa e a Sesp vão fiscalizar o comportamento das passeatas políticas aqui no Espírito Santo. As restrições não são aplicáveis só aos municípios moderados e altos, valem para todos os municípios".


16:56

Municípios devem voltar ao risco moderado, diz secretário

"O que pode acontecer nos próximos dias e é uma avaliação importante, não é a modificação do serviço de saúde. Pode ocorrer na ocupação hospitalar, é possível que muitos municípios voltem a entrar no risco moderado. Aí haverá restrições de serviços sociais e econômicos. Pode haver modificação no mapa de risco do Estado".


16:53

Sesa registra aumento de pacientes de enfermaria

"Neste momento, com o aumento das outras doenças infectocontagiosas e aumento da existência de pacientes com Covid, precisamos ajustar esses leitos. Nos próximos dias, teremos um aumento da oferta de leitos para atender todos os pacientes suspeitos com doenças respiratórias. Tivemos um aumento de 90 pacientes de enfermaria entre 14 de outubro até o dia 2 de novembro. Nós, ao longo do desenvolvimento da pandemia, tivemos uma curva de aprendizagem. Não pretendemos suspender consultas especializadas, vamos seguir e caminhar na reversão de leitos da rede própria. Estamos preparando condições para que, com essa ampliação, não havendo o crescimento de casos graves, a gente consiga sempre reverter para atender a todos. Não pretendemos suspender serviços eletivos".


16:49

Ampliação de leitos de UTI e enfermaria no ES

"Desde o dia 14 de outubro, passamos a ter um comportamento na ocupação de leitos de enfermaria que não foi acompanhado da ocupação de leitos de UTI. Nós tivemos neste feriadão um comportamento de aumento da necessidade de leitos de isolamento para pacientes suspeitos. Estamos autorizando organizar a ampliação de 60 leitos de UTI e enfermaria. Temos a coexistência das doenças infecciosas, a tuberculose, doenças virais, doenças metabólicas... As causas externas, que também afligem os serviços de saúde. Temos a pandemia e também as doenças crônicas: diabetes, hipertensão... Que também pressionam o sistema de saúde. É uma quádrupla carga de doença. Diversas doenças respiratórias, mesmo prevalentes no Brasil, decaíram muito".


16:47

Início do pronunciamento

À frente da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), Nésio Fernandes deu início ao pronunciamento desta quarta-feira (4), na qual vai falar a respeito do combate ao coronavírus no Espírito Santo. Acompanhe.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.