> >
Coronavírus no ES: 30,4% dos infectados não apresentaram nenhum sintoma

Coronavírus no ES: 30,4% dos infectados não apresentaram nenhum sintoma

Quarta etapa do inquérito sorológico do governo estadual mostra também que 35,4% tiveram quatro ou mais sintomas. Os mais comuns foram: perda de olfato, tosse, fadiga, dores musculares e febre

Publicado em 27 de junho de 2020 às 15:12

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Homem com máscara de proteção
Homem com máscara de proteção. (Freepik)

Dados da quarta etapa do inquérito sorológico, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), cujos resultados foram apresentados neste sábado (27), apontam que 30,4% da população capixaba apresenta  quadro assintomático para o novo coronavírus

"No acumulado das quatro etapas, 30,4% da população apresenta um quadro assintomático, e 35,4% tiveram quatro ou mais sintomas. Os mais comuns foram: perda de olfato, tosse, fadiga, dores musculares e febre", segundo informou o secretário de Estado de Saúde, Nésio Fernandes, durante coletiva. 

Coronavírus no ES - 30,4 por cento dos infectados não apresentaram nenhum sintoma

Segundo a estimativa da Sesa, 386.193 pessoas no Espírito Santo já foram contaminadas pela doença. Com a proporção de 30,4%, são 127.037 contaminados são assintomáticos. 

A Sesa também estimou que na Grande Vitória 227.822 já foram infectados pela doença e no interior foram 88.710. O órgão explicou que a soma dos dados não totaliza os 386.193 contaminados em todo o Espírito Santo porque foram feitos cálculos separadamente para a região da Grande Vitória e para o interior do Estado, com base na estimativa de prevalência que mede a proporção da população que já teve contato com a doença, considerando o número de novos casos de Covid-19 reais e o risco de contágio.

Entre os pacientes sintomáticos, os principais sintomas diagnosticados foram:

  • Anosmia (perda de olfato):  41,7%
  • Tosse: 35,9%
  • Fadiga: 32,1%
  • Mialgia (dor muscular): 31,6%
  • Febre: 26,9%
  • Dor de garganta: 22,4%
  • Dispneia: 21,2%
  • Diarreia: 19,7%

NOVO INQUÉRITO

A quarta fase do inquérito sorológico foi realizada entre os dias 22 a 24 de junho. Durante a coletiva, o secretário informou que, para o mês de julho, uma nova fase do inquérito deverá ser realizada.

Este vídeo pode te interessar

Segundo o secretário, a taxa de transmissão do coronavírus (chamado de "RT") é de 1,3% a nível estadual. Na Grande Vitória, essa taxa é de 1,2%, enquanto no interior é de 1,7%. "A doença ainda está acelerada, mas em uma velocidade um pouco menor", explicou.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais