Secretário de Saúde fala sobre o combate ao coronavírus no ES

Neste sábado (27), Nésio Fernandes divulgou os resultados do inquérito sorológico e falou sobre a situação da pandemia no Estado; confira as principais falas

Publicado em 27/06/2020 às 11h18
Atualizado em 27/06/2020 às 12h33

12:15

Coletiva encerrada

Após aproximadamente 1 hora de entrevista coletiva, o secretário Nésio Fernandes encerrou a transmissão, na qual apresentou os resultados da quarta fase do inquérito sorológico e revelou a atual situação da pandemia do novo coronavírus no Espírito Santo.


12:13

"A fase mais crítica será a da desobediência civil", afirma secretário

"Na minha opinião, a fase mais crítica é caracterizada pela sociedade civil a cada momento da pandemia. A fase mais crítica será aquela em que a desobediência civil e a polarização da população acontecer, na contramão das medidas necessárias para salvar vidas. A fase mais crítica não acontecerá se todos nós colocarmos essas medidas na frente de outras questões, para que os brasileiros não percam pessoas queridas. É muito triste a realidade dos hospitais de combate à Covid-19. Todos os dias no Hospital Estadual Doutor Jayme Santos Neves se informa a evolução a óbito de pacientes, que não puderam ser acompanhados pela família e que não podem ter um velório ou enterro nos conformes de qualquer religião. A frequência disso ainda é muito alta", disse Nésio Fernandes.


12:10

ES ainda está na fase de aceleração da pandemia

"Nós estamos na fase de aceleração da pandemia no Espírito Santo. Temos tendência de estabilização em alguns municípios e não estamos na fase franca e sustentável de recuperação da doença. É importante deixar isso claro, porque não é momento de retomar atividades mais amplas. A doença ainda cresce no interior e ainda há um grande número de casos ativos na Grande Vitória", esclareceu Nésio Fernandes.


12:08

Secretário alerta sobre análise dos óbitos diários

"Nós tivemos óbitos notificados no dia de ontem depois da atualização e que serão incluídos hoje. O dado do dia é relevante, mas é importante acompanhar os óbitos por semana ou mês epidemiológico para não ter qualquer erro na análise das informações", explicou Nésio Fernandes.


12:06

80% dos infectados se curam de forma espontânea

"De 80% a 90% dos infectados pelo novo coronavírus evoluirão para cura espontânea, tomem eles suco de acerola, de abacaxi ou usem qualquer tipo de medicamento. É uma doença que transcorre, em média, ao longo de 14 dias e que não necessita ministrar tratamentos em pacientes leves. É importante ressaltar isso à população", afirmou Nésio Fernandes. 


12:04

Desabastecimento de remédios: secretário esclarece situação do ES

"O Estado tomou atitudes paralelas para poder adquirir os medicamentos pelas próprias unidades de saúde e estamos articulando com o Ministério da Saúde uma grande compra nacional, junto com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). Temos a informação de que alguns medicamentos já devem chegar no início desta semana. Outras compras também devem ser concretizadas nos próximos dias e devemos contornar a crise do mercado brasileiro com os fornecedores. No entanto, ainda não é cômoda a situação para garantir o funcionamento dos nossos leitos", afirmou Nésio Fernandes.  


12:00

Matriz de risco do ES não muda

Questionado, o secretário de saúde Nésio Fernandes garantiu que não haverá, nesta semana, uma mudança na matriz de risco adotada atualmente pelo Estado. A matriz de risco serve para classificar os municípios em relação à vulnerabilidade ao novo coronavírus.


11:58

Taxa de transmissão do coronavírus no ES é de 1,3

Sobre a velocidade de transmissão da doença, Nésio Fernandes informou que a taxa de transmissão do novo coronavírus no Espírito Santo está em 1,3. Na Grande Vitória esse índice é de 1,2 e no interior de 1,7. "A doença ainda está acelerada, mas em uma velocidade um pouco menor", esclareceu o secretário.


11:56

Nova fase do inquérito sorológico em julho

O secretário Nésio Fernandes voltou a citar uma nova fase do inquérito sorológico, a ser realizada em julho "para continuar acompanhando a evolução da pandemia no nosso Estado e conhecer o momento correto de adequar as medidas de Governo".


11:53

Sesa reforça pedido para que a população continue com o isolamento social

"É importante que a gente continue tomando cuidado. Estamos acompanhando o crescimento da doença e sabemos a quantidade de vidas que se foram. Não tem como explicar a dor que essas pessoas e esses familiares sentiram. Por isso, peço encarecidamente para que a população siga as orientações. Convido a sociedade a manter essas medidas de segurança", pediu Orlei Cardoso, assim como Nésio Fernandes fez anteriormente.


11:50

"Inquérito sorológico mostra o avanço da doença no ES", diz gerente de vigilância em saúde do Estado

"Fica evidente, após a apresentação e a conclusão dessas quatro etapas, o avanço da doença, seja na Grande Vitória ou no interior. Vimos recentemente que a doença no Estado do Texas (EUA) voltou com uma força muito grande porque o isolamento social foi rompido. Isso nos chama atenção. Ainda não é o momento de flexibilização em grandes proporções", disse Orlei Cardoso, responsável por comandar o estudo.


11:48

"Estamos vivendo uma fase avançada da doença", afirma secretário

"O nosso momento atual ainda exige a maior cautela do Governo do Estado e dos setores da sociedade civil para manter o isolamento social e romper a cadeia de transmissão. Estamos vivendo uma fase avançada da doença, na qual não é possível comparar com o que aconteceu ou acontece em outros Estados. São diferentes fases", defendeu Nésio Fernandes.


11:44

Covid-19: secretário alerta para possível risco maior no inverno

"A Covid-19 desafia os setores da sociedade, porque estamos conhecendo como essa doença se comporta. No início da pandemia, acreditamos que o impacto seria maior no inverno e em lugares mais frios. No entanto, o comportamento do coronavírus no Norte e Nordeste surpreendeu a todos. Isso não rejeita a hipótese de ter um perigo maior com a chegada do inverno nas Regiões Sul e Sudeste do país", disse Nésio Fernandes.


11:42

Coronavírus no ES: 30% dos infectados são assintomáticos e sintoma mais comum é a perda do olfato

"No acumulado das quatro etapas, 30,4% da população apresenta um quadro assintomático; e 35,4% tiveram quatro ou mais sintomas. Os mais comuns foram: perda do olfato, tosse, fadiga, dores musculares e febre", detalhou o secertário.


11:40

Transporte público: significativo local de contágio

"Aqueles que ficaram de 30 a 60 minutos no transporte público representaram 16% da amostra e 17% dos positivados. Já quem ficou mais de 1 hora representava 7% da amostra, mas representou 11% dos testes positivos", informou Nésio Fernandes.


11:38

Estimativa aponta que 65% dos infectados são pretos ou pardos

"Ainda que apenas 62% da amostra seja de mulheres, elas representaram 66% dos casos positivos. As pessoas com idade entre 21 e 40 anos representaram 30% da amostra e 32% dos casos positivos. E a população negra que representou 59% da amostra, gerou 65% dos casos positivos", detalhou o secretário.


11:35

Coronavírus no ES: 227 mil infectados na Grande Vitória e 88 mil no interior

De acordo com o secretário, a quarta etapa do inquérito sorológico apontou que 386.193 capixabas já tiveram contato com o novo coronavírus. Sendo 227.822 moradores da Grande Vitória e 88.710 dos municípios do interior do Estado.


11:33

Coronavírus ainda cresce, mas em ritmo mais lento

"Entre as diversas etapas, há uma tendência de crescimento da doença, mas percebemos também uma desaceleração do ritmo do contágio", afirmou Nésio Fernandes.


11:31

Prevalência de infectados pelo coronavírus no ES

Prevalência da pandemia no ES
Prevalência da pandemia no ES. Crédito: Divulgação | SESA

11:29

Mais de 26 mil testes realizados

De acordo com o secretário, no total das quatro etapas do inquérito sorológico, foram realizados 26.265 testes. A primeira fase aconteceu em meados de maio e a quarta terminou no último dia 24 de junho.


11:27

Quase 400 mil capixabas com o novo coronavírus

"O inquérito sorológico mostrou que quase 400 mil capixabas já tiveram contato com o novo coronavírus. Já os casos observados não atingiram, ainda, os 50 mil. Isso nos ajuda a dar uma estimativa da extensão da pandemia no Estado", disse o secretário.


11:24

Inquérito sorológico: conhecendo a pandemia

"Inicialmente, nós não temos a real dimensão do problema. A gente consegue conhecer a ponta externa do iceberg. Com o inquérito sorológico, nós conseguimos ter uma projeção estatística sobre a doença. A quantidade de pessoas que não tem sintomas relevantes e os assintomáticos são uma população desconhecida dentro do sistema. A melhor forma de reconhecê-la é lançar mão de um método científico, como o inquérito sorológico", explicou Nésio Fernandes.


11:21

Secretário do ES: "Maior inquérito sorológico do país"

Nésio Fernandes afirmou que o inquérito sorológico do Espírito Santo foi o maior do país, no que diz respeito ao tamanho da amostra em relação à população total.


11:19

Participação da Vigilância em Saúde

Gerente de Vigilância em Saúde do Estado, Orlei Amaral Cardoso comandou o inquérito sorológico e participa da entrevista deste sábado (27). "Nosso agradecimento pelo trabalho brilhante que vocês desenvolveram", disse Nésio Fernandes.


11:17

Coletiva iniciada

Secretário de Estado de Saúde, Nésio Fernandes deu início à entrevista coletiva deste sábado (27), na qual divulgará os resultados da 4ª etapa do inquérito sorológico realizado no Espírito Santo.

A Gazeta integra o

Saiba mais
Espírito Santo Saúde Coronavírus Coronavírus no ES Covid-19 espírito santo Pandemia Isolamento social

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.