> >
Coronavírus no ES: 29% dos infectados ficam mais de meia hora nos ônibus

Coronavírus no ES: 29% dos infectados ficam mais de meia hora nos ônibus

Pergunta sobre o uso do transporte público foi incluída na quarta fase do inquérito sorológico, cujos resultados foram divulgados neste sábado (27)

Publicado em 27 de junho de 2020 às 14:34

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Muitos usuários do Transcol estão usando a máscara de proteção contra o coronavírus. Mas ainda é possível ver alguns em ela ´
Para tentar conter o avanço do novo coronavírus, é obrigatório o uso de máscaras pelos usuários do sistema Transcol. (Carlos Alberto Silva)

Boa parte dos contaminados pelo novo coronavírus no Espírito Santo podem ter sido infectados enquanto utilizavam o transporte público – já que 29,1% dos capixabas que testaram positivo passaram mais de 30 minutos dentro dos ônibus, onde quase nunca é possível respeitar a distância mínima de um metro, recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

A quarta fase do inquérito sorológico entrevistou 1.147 indivíduos que utilizaram o serviço por mais de meia hora. Quantidade que correspondeu a 23,5% dos entrevistados, mas cuja representatividade saltou quase seis pontos percentuais se comparado com o número total de pessoas que testaram positivo.

Aspas de citação

Na quarta etapa, incluímos um dado novo no questionário para poder avaliar a correspondência com o uso do transporte público. Nós percebemos que aqueles que passam de 30 a 60 minutos dentro do transporte público possuem uma chance maior de serem infectados pelo novo coronavírus

Nésio Fernandes
Secretário de Saúde do Espírito Santo
Aspas de citação

Essa maior exposição também foi registrada entre aquelas pessoas que utilizaram o serviço pelo menos quatro vezes por semana. Diante da amostra total da pesquisa, elas representavam 16%. No entanto, dentro do número de casos positivos, elas passaram a equivaler a 21,9%.

NEGROS E MULHERES: OS MAIS AFETADOS

A quarta fase do inquérito sorológico também permite afirmar que as mulheres e os negros são a maioria dos infectados. O gênero feminino representou 66,3% dos casos positivos; enquanto pretos e pardos representaram 65,9%. Ambos os valores maiores do que as respectivas porcentagens no total de entrevistados, de 62,4% e 59,6%.

No quesito socioeconômico, o estudo mostrou que a incidência da Covid-19 é maior nas casas em que se vivem quatro ou mais pessoas. Esse perfil domiciliar correspondeu a 44,4% dos casos positivos. Também são mais afetados os moradores das casas em que o ensino médio é o maior grau de escolaridade, representando 49,5% dos positivados.

Coronavírus no ES - 29 por cento dos infectados ficam mais de meia hora nos ônibus

Já a faixa etária mais infectada parece ter uma correspondência com a população economicamente ativa. Exatos 69,4% dos casos positivos afetaram indivíduos com idade entre 21 e 60 anos. Sendo 35,2% entre aqueles com até 40 anos; e 36,9% entre os que têm mais de 41 anos.

SESA: QUASE 400 MIL INFECTADOS

Em números totais, o inquérito sorológico realizado pelo governo estadual estimou que mais de 386 mil capixabas já tiveram contato com o novo coronavírus. Na Grande Vitória, a projeção é de aproximadamente 227 mil infectados; enquanto outros 88 mil estariam espalhados pelo interior do Estado.

Questionada, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) explicou que a soma dos números de contaminados nas duas áreas não dá o total do Estado porque foram feitos cálculos separados, com base na estimativa de prevalência, que mede a proporção da população que já teve contato com a doença, considerando a quantidade de novos casos de Covid-19 reais e o risco de contágio.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais