> >
Chuva de meteoros pode atingir o céu do ES nos próximos dias

Chuva de meteoros pode atingir o céu do ES nos próximos dias

Segundo especialistas, a previsão é que mais de 30 meteoros possam ser vistos por hora. Observação depende, no entanto, das condições climáticas ao redor do Estado

Publicado em 14 de dezembro de 2022 às 16:28

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
Meteoro, estrela cadente
Chuva de meteoros "Geminídeas" podem ser vistas todos os anos, no mês de dezembro. (Pixabay)
Maria Fernanda Conti
[email protected]

Quem gosta de observar o céu e as estrelas também poderá contemplar uma chuva de meteoros pelos próximos dias, em todo o Espírito Santo. O fenômeno, que leva o nome de "Geminídeas", atingiu o pico na madrugada desta quarta-feira (14), mas poderá ser visto até o dia 20 de dezembro. 

Todos os anos, a Geminídeas fica ativa no mês de dezembro. Nos dias de atividade máxima, podem ser vistos até 120 meteoros por hora no hemisfério Norte – no Brasil, esperam-se cerca de 20.

Coordenador do programa Gaturamo Observatório Astronômico (GOA), da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Márcio Malacarne explica que a madrugada desta quinta-feira (15) será de movimentação no céu. Por serem mais densas que o normal, essas rochas geram astros duradouros e até bolas de fogo esverdeadas, visíveis a olho nu.

Se as condições estiverem favoráveis, é possível que mais de 30 meteoros passem pelo nosso sistema solar por hora – o que representa até um meteoro por minuto. No entanto, devido ao brilho da Lua neste período do ano, além do tempo nublado, a observação pode ficar comprometida.

"Ao contrário da maioria das outras chuvas de meteoros, as Geminídeas não estão associados a um cometa, mas a um asteroide, o 3200 Phaethon. Este asteroide tem um uma órbita que o aproxima do Sol mais do que qualquer outro", explica.

Como observar

O especialista ainda indica quais são as condições ideais para observar o fenômeno. Normalmente, a melhor observação é feita longe das luzes, como no campo. "Procure um local escuro, acomode-se observando o Norte e em direção a constelação de Gêmeos, de onde parecem surgir os meteoros", orientou.

Sites ou app de astronomia (como Skywalk, Starchart, Sky Safari ou Stellarium) conseguem apontar a posição de Gêmeos no momento da observação. 

Uma das únicas coisas que pode atrapalhar a observação do fenômeno são as condições climáticas. Com uma frente fria atuando sobre o Espírito Santo e a chegada de uma nova zona de convergência, vários municípios foram classificados com dois novos alertas de chuva, válidos até às 11h desta quinta.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais