Sair
Assine
Entrar

Entre para receber conteúdo exclusivo.
ou
Crie sua conta A Gazeta
Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Evento astronômico

Câmera do Observatório Astronômico da Ufes registra chuva de meteoros

Aparelho capturou mais de 30 meteoros somente na última madrugada na direção Sul; equipe responsável por monitorar o evento fez uma breve explicação

Publicado em 29 de Julho de 2020 às 17:36

Redação de A Gazeta

Publicado em 

29 jul 2020 às 17:36
Chuva de meteoros no céu do ES
Chuva de meteoros no céu do ES Crédito: Gaturamo | Ufes
As últimas duas noites foram movimentadas no Estado para quem curte eventos astronômicos. É que uma chuva de meteoros iluminou o céu nesta madrugada, e o Gaturamo - Observatório Astronômico (GOA) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), conseguiu registrar mais de 30 deles. Marcio Malacarne, Jonathan Janjacomo e Fábio Alvarenga, equipe responsável por monitorar os eventos, compartilharam detalhes sobre a chuva dos meteoros gama-Draconídeos. Veja as imagens abaixo.
De acordo com a equipe, a câmera de meteoros do GOA capturou mais de 30 deles somente na última madrugada na direção Sul. O resultado do empilhamento foi capturado pela câmera, onde mostra cada trilha, que é um meteoro. Os arcos pontilhados são as estrelas se movimentando durante a noite em torno do polo Sul celeste. O GOA também registrou na madrugada de terça-feira (28) um pico com dezenas de meteoros.

COMETA E METEORO: QUAL A DIFERENÇA?

Professor do departamento de física da Ufes e diretor técnico-científico do planetário da Vitória, Sérgio Bisch explicou a diferença entre os cometas e os meteoros: os primeiros são pedaços de rocha misturados com gelo; enquanto os segundos são pequenos fragmentos que atingem a atmosfera terrestre.
"Quando o cometa chega perto do Sol, o gelo sublima (passa diretamente para o estado gasoso) e gera o brilho da cauda. É comum que o cometa solte fragmentos. Se esses pequenos pedaços atingirem a órbita da Terra, temos um meteoro"
Sérgio Bisch - Professor do departamento de física da Ufes e diretor técnico-científico do planetário de Vitória
Ainda de acordo ele, os dois corpos também se apresentam de maneiras distintas no céu. "O cometa é como se fosse uma estrela e aparece parado para nós. Já o meteoro é visto como um risco, que dura apenas uma fração de segundos", esclareceu. Popularmente, os meteoros são chamados de estrelas cadentes.

Este vídeo pode te interessar

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

João Paulo da Silva Ribeiro (destaque) é suspeito de matar Jarbas Guedes Batista
Cena alterada e contradições levaram à prisão de suspeito de matar namorado em Vila Velha
Osvaldo Maturano foi condenado a ressarcir o erário e pagar multa no mesmo valor após a Justiça apontar uso de servidores do gabinete para fins privados; decisão é do dia 27 de abril e ainda cabe recurso
Presidente da Câmara de Vila Velha é condenado por uso de assessores em serviço particular
Senac tem vagas abertas cursos em diversas áreas de conhecimento
Senac abre 3.000 vagas em mais de 150 cursos de graça no ES

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados