Publicado em 17 de novembro de 2020 às 23:15
Após o ataque hacker sofrido no último dia 7, serviços digitais oferecidos no site da Prefeitura de Vitória (PMV) estiveram suspensos, entre os quais aulas online, agendamento de consultas e emissão de notas. Nesta terça-feira (17), dez dias depois do crime, no entanto, a PMV informou que a maioria dos serviços online já foram retomados. Apesar disso, há serviços ainda sendo restabelecidos.
Em nota, a prefeitura informou que o serviço de nota fiscal, cerco inteligente, internet gratuita por wi-fi, o Vitória Online, Diário Oficial, Boletim Online e o Portal de Serviços, que reúne os principais serviços municipais virtuais, já foram restabelecidos.
Além desses, segundo a PMV, o serviço de agendamento de consultas médicas e de vacinas deverá estar disponível nas próximas horas desta terça-feira (17). Enquanto não estava restabelecido o funcionamento online, continuou sendo possível realizar agendamento presencial dos serviços de saúde.
O episódio registrado na noite de sábado (7), em que os computadores da PMV foram alvo de um ataque global de hackers, ocorreu em sequência ao que aconteceu com o Superior Tribunal de Justiça, com a Controladoria Geral da União e com o Tribunal Superior Eleitoral.
Ainda de acordo com nota da PMV, os criminosos não roubaram dados do município, que teria agido rapidamente para garantir a segurança das informações. "Desde o ocorrido, a Sub-TI trabalha 24 horas para que os serviços municipais virtuais voltem a ser disponibilizados com segurança. O crime foi registrado na Polícia Civil, que investigará o caso", informou.
Demandada a PC, ainda não houve retorno. Esta publicação será atualizada quando houver resposta.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta