> >
Amazonense recebe prótese de olho doada por especialistas no Sul do ES

Amazonense recebe prótese de olho doada por especialistas no Sul do ES

Laure Fonseca, de 26 anos, fez vaquinha virtual para custear viagem do Amazonas a Marataízes, para receber a doação de uma prótese ocular

Publicado em 29 de setembro de 2020 às 22:18

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Laure Fonseca, com os especialistas Antônio Sarlo e Saulo Espíndula. (Divulgação/ Redes sociais)

Uma amazonense de 26 anos, que nasceu sem a visão de um dos olhos, realizou um sonho neste fim de semana: colocou uma prótese ocular. Nas redes sociais, Laure Fonseca havia contado a própria história que é cercada de dificuldades e preconceito em função do olho de vidro que tinha.  Sensibilizados com o relato da jovem, um médico e um fisioterapeuta de Marataízes, que são especialistas em produção de próteses oculares, fizeram a doação.

Ela veio de longe para fazer o procedimento. Saiu da cidade de Barcelos, no interior do Amazonas, que fica a mais de 4,5 mil quilômetros do litoral Sul capixaba. Para cobrir os custos da viagem ao Espírito Santo, a jovem arrecadou dinheiro por meio de uma vaquinha virtual em junho.

Nesta sexta-feira (25), Laure conseguiu chegar em Marataízes e fazer o procedimento, que durou dois dias. A prótese é feita sob medida e custa em média R$ 3 mil. O globo ocular se move, deixando um aspecto natural ao olho do paciente. “A viagem foi longa, porém, realizar um sonho, fez tudo valer a pena”, revelou Antônio Sarlo, responsável pela prótese.

O protesista conta que temia por não ter toda a situação clínica da jovem, mas tudo deu certo. “Estava preocupado por conta da sensibilidade e do estrabismo dela, pois a lente escleral não pode encostar na prótese. Foi um alívio, pois veio de tão longe, tudo poderia acontecer e deu tudo certo”, revelou o especialista.

O outro médico envolvido no processo é o oftalmologista Saulo Espíndula. Ele foi responsável pela avaliação e o acompanhamento do caso da jovem e ficou satisfeito com resultado. “Fazer parte disso, vindo de alguém de tão longe, para a gente não tem explicação. Estamos muito felizes em ver o sorriso dela e de outros pacientes”, contou o médico.

A Laure retornou para o estado do Amazonas, para uma nova vida. “Sou grata a todos que colaboraram, compartilharam. Estou muito feliz e realizada, me sentindo muito plena, muito grata aos doutores que colaboraram para tudo isso acontecer”, disse a jovem.

Este vídeo pode te interessar

Com informações da repórter Maíra Brita, da TV Gazeta Sul. 

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais