> >
Alunos não vacinados devem usar máscaras nas escolas em cidade no Sul do ES

Alunos não vacinados devem usar máscaras nas escolas em cidade no Sul do ES

Determinação vale para estudantes da rede municipal de Anchieta, entre 5 e 11 anos, que estiverem com o esquema vacinal incompleto para a doença

Publicado em 12 de abril de 2022 às 11:21- Atualizado há 2 anos

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
Para prevenir viroses entre as crianças, a máscara funciona como um dos métodos mais eficazes
Alunos não vacinados com idade entre 5 a 11 anos de Anchieta devem usar máscaras nas escolas . (Freepik)

Um decreto tornou obrigatório o uso de máscaras  nos alunos da rede municipal de ensino de Anchieta, no litoral Sul do Espírito Santo, que estão com o esquema vacinal incompleto para a Covid-19.

Na última sexta-feira (8), a prefeitura publicou um decreto, que estabelece o uso da proteção cobrindo boca e nariz para os alunos entre 05 e 11 anos, com as doses D1 ou D2 em atraso.

Segundo a publicação da administração local, o decreto já está em vigor. Ele estabelece regras sobre uso de máscaras como ações de enfrentamento a Covid-19. Uma delas é o uso obrigatório para os usuários, trabalhadores e acompanhantes nas unidades assistenciais de saúde, públicas e privadas. A medida vale, por exemplo, para acessar unidades de saúde, pronto atendimentos e hospitais.

Os funerais de pessoas que morreram em decorrência do Covid-19, seguirão os protocolos expedidos pela Secretaria Municipal de Saúde, com menor número possível de pessoas; que o caixão seja mantido fechado durante todo o velório e se recomenda que as pessoas do grupo de risco, idosos, gestantes e crianças não compareçam à cerimônia.

Também é obrigatório o uso de máscaras para os usuários, trabalhadores e acompanhantes do transporte sanitário de pacientes e cidadãos que apresentem sintomas ou estejam diagnosticados com síndrome gripal, ou Covid-19.

A recomendação do decreto prevê ainda que idosos, gestantes e imunossuprimidos utilizem a máscara como forma de garantir a proteção.

ADMINISTRATIVO DE FORA

A regra prevista não se aplica a unidades exclusivamente administrativas, como sedes de secretarias municipais. O município justificou que especialistas da saúde recomendam usar o bom-senso, pois, em locais fechados, que residem ou tenham a permanência de pessoas idosas ou vulneráveis, é recomendado o uso da máscara.

Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (Sesa) informou que as máscaras não são mais obrigatórias, "mas ainda são recomendadas e indicadas para alguns públicos, e ainda que os municípios têm autonomia para estabelecer medidas de saúde em seus territórios".

Este vídeo pode te interessar

Errata Atualização
12 de abril de 2022 às 14:58

Após publicação desta matéria, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) se posicionou, por nota, sobre o assunto. O texto foi atualizado.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais