> >
Ainda há vagas para retiro de Carnaval no Mosteiro Zen, em Ibiraçu

Ainda há vagas para retiro de Carnaval no Mosteiro Zen, em Ibiraçu

Longe dos blocos ou dos desfiles, a calma e a meditação compõem uma programação que já é feita há 46 anos no Mosteiro, em Ibiraçu. O objetivo é fornecer instrumentos de autoconhecimento para pessoas de qualquer religião, em experiências coletivas e individuais

Publicado em 5 de fevereiro de 2020 às 19:40

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Retiro de carnaval no Mosteiro Zen é opção para quem busca tranquilidade. (Facebook)

Está à procura de um carnaval diferente? Sem dúvidas, um retiro no Mosteiro Zen Morro da Vargem, em Ibiraçu, atende a proposta. Longe dos blocos ou dos desfiles, a calma e a meditação compõem uma programação que já é feita há 46 anos e que tem como objetivo fornecer instrumentos de autoconhecimento para pessoas de qualquer religião, ou mesmo sem religião alguma, em momentos divididos entre experiências coletivas e individuais.

Neste ano, de acordo com o Monge Shojun Chagas, haverá duas possibilidades de duração do retiro, uma mais curta, entre os dias 22 e 26 de fevereiro, e outra completa, de uma semana, entre os dias 22 e 29 do mesmo mês. A respeito dos valores, o menor pacote custa R$ 900 e o maior R$ 1.300, sendo que todos contemplam alimentação ovo-lacto vegetariana e hospedagem.

“A gente deixa claro que não é uma alimentação vegana. Além disso, não se trata de uma experiência de hotelaria, vai muito além de comer e dormir. Aqui é como um curso, que oferece práticas de meditação, mindfullness, que é a prática de atenção plena de contato consigo e com o outro, para aprender a não viver a vida no automático, atentar ao aqui e ao agora. Também há momentos em que o participante pode caminhar e relaxar, por exemplo. São momentos coletivos e individuais”, disse o monge.

REGRAS

Segundo Shojun, a experiência é democrática e ecumênica, de modo que não exige dos participantes conhecimento prévio sobre o budismo. “Não há necessidade de prática anterior, sendo que a maioria dos que vão não são budistas, nem querem ser. O nosso público tem essa característica. E vem gente de outros Estados e países, até mais do que os próprios capixabas. O que é buscado é se descobrir, encontrar o “eu” de fato. O Mosteiro é uma unidade de gestão. Gestão de si mesmo e do tempo, lugar de tentar buscar melhor a utilização dos espaços e dos recursos comuns”, revelou.

Questionado sobre as regras do local, o monge respondeu que o básico é a moderação, sendo que nem mesmo o uso de celular é proibido. “A gente não tem restrição de não falar, como em outros mosteiros. Mas pedimos moderação com tudo, por exemplo, com o celular. Em atividades coletivas e de meditação não dá para usar, mas fora é possível, desde que com moderação. Esperamos esse bom senso para que todos consigam se comunicar com o outro, ter esse contato real”.

Os trajes que devem ser usados no ambiente religioso são roupas de cor discreta, sendo recomendados camiseta e calça de tecido flexível, para sentar à vontade para as práticas de meditação. Além disso, o interessado em participar do retiro deve levar roupa de cama e produtos de uso pessoal.

INFORMAÇÕES

Quem deseja se inscrever no programa de retiro de carnaval deve fazer contato com o Mosteiro via telefone, pelo número (27) 3257-3030, das 8h às 16h.

O Mosteiro fica às margens da BR 101, no quilômetro 219, em Ibiraçu. Mais informações sobre como chegar ao local estão disponíveis no site da instituição.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais