> >
Delicadas e saborosas, as flores estão com tudo na gastronomia

Delicadas e saborosas, as flores estão com tudo na gastronomia

Inspirados pela primavera, visitamos um jardim muito especial para conhecer esse cultivo que embeleza e enriquece as experiências gustativas

Publicado em 23 de setembro de 2021 às 17:18

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Lindaura Benevitz, produtora de flores comestíveis
Lindaura Benevitz produz flores comestíveis em Domingos Martins. (Vitor Jubini)

Impossível não lembrar das flores quando a primavera chega. Presentes nos mais diversos momentos da vida, das celebrações às despedidas, elas também desempenham um papel relevante na gastronomia. Mas para isso é necessário um tratamento diferenciado, como relata a produtora de flores comestíveis Lindaura Benevitz, 49 anos, que aproveita as terras férteis de Domingos Martins para cultivar seu jardim.

"O segredo está no cultivo, que é muito delicado e sensível. O cuidado é desde a hora em que se planta, para que se tornem comestíveis". Eventuais problemas que surgem são tratados com chás naturais por Lindaura, que se apaixonou pelas flores durante a faculdade de gastronomia.

A chef Nayara Soares, 32 anos, é adepta do uso das pétalas no cardápio de seu restaurante, o Ubud Cafe, em Vitória, e relata que muitas espécies de flores são comestíveis. No entanto, isso não significa que qualquer flor esteja apta para consumo.

Nayara Soares, chef de cozinha
Nayara Soares é chefe de cozinha em Vitória e usa flores em suas criações. (Vitor Jubini)

"Existem fornecedores específicos que trabalham de forma orgânica, então não podemos simplesmente pegar uma flor da floricultura e ingerir. A produção precisa ser direcionada ao consumo", explica.

Diante de um produto tão sensível e especial, não bastam somente água e nutrientes para seu desenvolvimento. É o que pensa Lindaura, que desde criança sempre foi admiradora das flores. "As plantas, em primeiro lugar, precisam de amor. Quando vejo alguma tristinha, vou lá e bato um papo com ela. Faz toda a diferença", diz.

Aspas de citação

Não podemos simplesmente pegar uma flor da floricultura e ingerir. A produção precisa ser direcionada ao consumo.

Nayara Soares
Chefe de cozinha
Aspas de citação

Nayara percebeu que as flores poderiam ser protagonistas na culinária durante o tempo em que trabalhou no restaurante D.O.M, do chef Alex Atala, em São Paulo. "As flores deixam de ser decorativas e agregam à entrada, à sobremesa ou ao prato principal. Elas trazem acidez, crocância e principalmente frescor aos pratos". 

Lindaura Benevitz, produtora de flores comestíveis(Vitor Jubini)

Antes exploradas apenas nos restaurantes mais sofisticados, as flores hoje ganham as mesas mais diversas, despertando sensações gustativas nos apreciadores da gastronomia.

ASSISTA AO VÍDEO:

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais