> >
Café arábica do ES é o grande vencedor do Coffee of The Year 2020

Café arábica do ES é o grande vencedor do Coffee of The Year 2020

Grãos da Douro Cafés Especiais, de Marechal Floriano, conquistaram o primeiro lugar na categoria mais esperada do concurso, que contou com mais de 400 amostras de todo o Brasil

Publicado em 24 de novembro de 2020 às 19:54

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Grãos de café
Café Arábica das montanhas do ES conquistou o primeiro lugar na categoria. (COY/Divulgação)

Em uma cerimônia on-line na última sexta-feira (20), foram anunciados os vencedores do Coffee of The Year Brazil 2020, durante a Semana Internacional do Café (SIC), realizada de forma 100% digital entre os dias 18 e 20/11, em Belo Horizonte-MG.

O concurso, criado em 2012, tornou-se um dos principais do setor no país e neste ano teve nos primeiros lugares produtores inéditos, um deles o capixaba Denizar Dias Douro, da Douro Cafés Especiais, em Marechal Floriano, premiado na categoria Arábica, a mais esperada do evento.

Produzido nas montanhas capixabas, com notas de floral, açúcar mascavo, especiarias, corpo denso e cremoso, o café que foi o grande campeão do COY 2020 recebeu nota 89,79 dos degustadores.

Wilians Valério Júnior, do Sítio Recanto dos Tucanos, em Alto Caparaó (MG), e Cedro Fornari, do Sítio Refúgio do Cedro, em Iúna (ES), ficaram com o segundo e terceiro lugares da categoria, respectivamente, ambos representando a Região do Caparaó.

BICAMPEÃO CAPIXABA

Na categoria Canéfora, quem recebeu a primeira colocação foi Gustavo Sturm, da Fazenda Bom Retiro, localizada em Teixeira de Freitas-BA. A bebida obteve 85,17 e, somada ao peso da nota do público, apresentou notas de chocolate, frutas vermelhas, alta doçura e corpo denso – que muito surpreendeu os jurados.

O segundo lugar ficou com o bicampeão da categoria, o produtor Luiz Claudio de Souza, do Sítio Grãos de Ouro, de Muqui, no Sul do Espírito Santo.

Como novidade, este ano a organização adicionou mais duas categorias ao concurso: a Fermentação Induzida Arábica, que teve como vencedora a produtora Maria Gabriela Baracat Sanchez, da Fazenda Dois Irmãos Cafés Especiais, de Coromandel, no Cerrado Mineiro, com 88,29, pontos; e a Fermentação Induzida Canéfora, na qual a grande vencedora foi Ediana Capich, do Sítio Santo Antônio, de Novo Horizonte do Oeste, Matas de Rondônia, com 86,80 pontos.

SOBRE O CONCURSO

O Prêmio Coffee of The Year Brazil foi criado em 2012 e tem como objetivo reunir os melhores cafés do Brasil e eleger os grandes destaques do ano, incentivando assim o desenvolvimento e aprimoramento da produção nacional e a divulgação de novas origens do café.

Em 2020, por conta da pandemia, o concurso foi organizado em um formato diferente e contou com duas fases. Na primeira, as amostras de produtores de todo Brasil foram torradas e provadas por profissionais Q-Graders e R-Graders licenciados pelo CQI (Coffee Quality Institute) em 11 núcleos pelo Brasil, em um total de 50 provadores.

Na segunda fase, as 21 melhores (10 amostras de arábica, 5 de canéfora, 3 de fermentação induzida arábica e 3 de fermentação induzida canéfora) foram disponibilizadas para a degustação do público em oito hubs (pontos de encontro e cafeterias) em sete regiões do Brasil: São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Curitiba, Recife, Brasília e Caparaó, para votação às cegas e escolha da audiência.

A LISTA DE GANHADORES

A revelação e a premiação do café mais pontuado e votado aconteceu no último dia da Semana Internacional do Café (20/11), que este ano adaptou-se ao novo cenário mundial. O concurso é destinado a produtores de todas as regiões brasileiras e a lista completa dos ganhadores pode ser conferida aqui.

Com informações da assessoria de imprensa da Semana Internacional do Café (SIC).

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais