> >
Morre Florian Schneider, um dos fundadores da banda Kraftwerk, aos 73 anos

Morre Florian Schneider, um dos fundadores da banda Kraftwerk, aos 73 anos

Músico, vítima de um câncer, foi pioneiro da música eletrônica e responsável pelos primeiros hits do gênero

Publicado em 6 de maio de 2020 às 15:15

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Florian Schneider à frente em álbum da banda Kraftwerk
Florian Schneider à frente em álbum da banda Kraftwerk. (Reprodução)

O músico alemão Florian Schneider, um dos fundadores do Kraftwerk, morreu aos 73 anos, nesta quarta-feira (6). Segundo o site britânico The Guardian, a morte foi causada por complicações de um câncer que o artista enfrentava.

Conhecida como pioneira na música eletrônica, a banda Kraftwerk surgiu no início da década de 1970 na Alemanha e ganhou notoriedade após o lançamento do álbum "Autobahn", em 1974, que se destaca pelo forte uso de sintetizadores. Na época, o disco ficou entre os cinco mais escutados no Reino Unido e nos Estados Unidos.

Schneider esteve na banda durante 40 anos –incluindo períodos de sucesso dos álbuns "Trans Europe Express", de 1977, e "The Man Machine", de 1978. Ele deixou o grupo em 2008. O primeiro prêmio Grammy do Kraftwerk foi conquistado em 2017, na categoria de melhor álbum, com a obra "3-D The Catalog". Três anos antes, o grupo havia sido homenageado na cerimônia.

"Ficamos totalmente arrasados ao saber", escreveram os membros da banda Orchestral Manoeuvres in the Dark, no Twitter.

"Dizer que ele foi massivamente influente e mudou o próprio som da música, ainda é um eufemismo", afirmou também o roteirista Edgar Wright.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais