> >
Christian de Castro, presidente afastado da Ancine, renuncia ao cargo

Christian de Castro, presidente afastado da Ancine, renuncia ao cargo

Escritório de advocacia que o representa afirma que motivação é se dedicar à sua defesa

Publicado em 13 de novembro de 2019 às 20:05

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Christian de Castro Oliveira foi afastado da presidência da Agência Nacional do Cinema (Ancine). (Fernando Frazão / Agência Brasil)

Há cerca de três meses afastado da Agência Nacional do Cinema, a Ancine, o diretor-presidente da agência, Christian de Castro, pediu renúncia do cargo nesta quarta (13).

A informação foi confirmada pelo escritório de advocacia que o representa, Tiago Lins e Silva Advogados Associados. Segundo ele, Castro decidiu se afastar para se dedicar à sua defesa.

Castro está desligado da Ancine desde o dia 30 de agosto, quando um decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro no Diário Oficial da União o afastou da diretoria do órgão, em cumprimento a uma decisão judicial da 5ª Vara Criminal do Rio de Janeiro.

De lá para cá, Castro foi alvo de três denúncias do Ministério Público Federal, o MPF. A primeira, ajuizada em setembro, o acusa de ter se unido a outras sete pessoas para manchar a imagem de outros diretores da agência.

A segunda, de outubro, o acusa de falsidade ideológica, uso de documento falso e estelionato. Ele teria, entre 2008 e 2019, omitindo que era o sócio-administrador da empresa Supro Limited, localizada nas Ilhas Virgens Britânicas.

A última, de novembro, o acusa pelos crimes de falsidade ideológica, estelionato, uso de documento falso e crime contra ordem tributária. O MPF ainda requer que ele pague R$ 569 mil por dano moral coletivo.

Castro negou as acusações. "A defesa de Christian de Castro Oliveira informa que todos os fatos serão esclarecidos perante a Justiça, não procedendo a acusação formulada pelo MPF", disse à época o advogado Tiago Lins e Silva. 

Este vídeo pode te interessar

Em 25 de outubro, Castro conseguiu liminar junto ao Tribunal Regional Federal da 2ª Região para retornar às suas funções na agência reguladora, mas não chegou a assumir.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais