> >
10 filmes e séries para curtir na semana do orgulho LGBTQ+

10 filmes e séries para curtir na semana do orgulho LGBTQ+

O "Divirta-se" preparou uma lista com séries e filmes que discutem os dilemas, desejos, prazeres e lutas da comunidade; confira

Publicado em 25 de junho de 2020 às 13:00

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Cena da série "Pose", de Ryan Murphy. (Fox/Divulgação)

Era 28 de junho de 1969. Em uma Nova York onde a homossexualidade era considerada crime, o preconceito e a discriminação ditavam normas de conduta. Cansados dos abusos e da violência policial contra os espaços alternativos, frequentadores do bar Stonewall resolveram dar um basta, promovendo uma rebelião cujas conquistas reverberam até hoje.  

O embate entrou para os livros de história, tanto que a data é considerada o Dia Internacional do Orgulho LGBTQ+. Meio século depois, questões como dignidade, respeito e direitos das minorias ainda continuam em pauta, em uma prova que a sociedade praticamente não evoluiu com o passar do tempo. 

Militantes tomaram as ruas de Nova York após policiais invadirem o bar Stonewall. (Foto: Domínio púbico)

O mantra continua sendo o mesmo: a comunidade não quer privilégios, mas sim a oportunidade de viver em uma sociedade igualitária, com os mesmos direitos e deveres civis.

Discursos políticos à parte, o "Divirta-se" preparou uma lista com séries e filmes que discutem os dilemas, desejos, prazeres e lutas da comunidade LGBTQ +. A lista de produções é infinita e controversa. Por isso, tentamos abordar títulos de vários gêneros.

Este vídeo pode te interessar

  • 01

    POSE

    Impossível não começar a lista sem a mítica série Ryan Murphy. Magistralmente dirigida e roteirizada, a atração deu espaço para atores trans mostrarem o seu valor. O mundo passou a conhecer nomes como Mj Rodriguez, que interpreta a doce Blanca, e Dominique Jackson, como a irascível Elektra. A história, que prima pela denúncia social, desvenda o avanço da Aids na década de 1980 e também ressalta a busca pela dignidade da comunidade LGBTQ+ negra. A história mostra a vida de Blanca, uma mulher trans que abriga pessoas que foram expulsas de casa pelo preconceito. A época marca a ascensão da cultura de luxo nos Estados Unidos e o surgimento de bailes raciais, com transexuais e drag queens como protagonistas da cena. A primeira temporada está disponível na Netflix. O Canal Fox Premium exibe uma maratona da segunda temporada no sábado (27), a partir das 21h.

  • 02

    AZUL É A COR MAIS QUENTE

    Polêmica obra-prima do diretor franco-tunisiano Abdellatif Kechiche que levou a Palma de Ouro no Festival de Cannes, em 2013. Anos mais tarde, as atrizes Léa Seydoux e Adèle Exarchopoulos acusaram o cineasta de terem sido obrigadas a quase fazerem sexo em cena, tamanha a exigência do realizador em relação ao naturalismo das tomadas. Na trama, Adèle (Exarchopoulos) é uma garota de 15 anos que descobre, na cor azul dos cabelos de Emma (Seydoux), sua primeira paixão por outra mulher.  Disponível no Telecine Play

  • 03

    MOONLIGHT: SOB A LUZ DO LUAR

    A brilhante direção de Barry Jenkins, e um roteiro que versa (poeticamente) sobre a dor da solidão, são os trunfos desta obra, vencedora do Oscar de Melhor Filme, no primeiro projeto de temática LGBTQ+ a vencer a premiação. Em foco, três momentos da vida de Chiron (Trevante Rhodes na vida adulta), um jovem negro morador de uma comunidade pobre de Miami: do bullying na infância, passando pela crise de identidade da adolescência e a tentação do universo do crime e das drogas.

  • 04

    RUPAUL'S DRAG RACE

    Criado pelo ator, modelo, cantor, compositor e drag queen RuPaul Andre Charles, o reality é uma competição para descobrir quais são as drag queens mais performáticas do mundo. Além de divertir, o programa traz, em cada episódio, histórias de preconceito de jovens que foram expulsos de casa, ou rejeitados pelos pais. Além disso, os participantes refletem sobre a situação política de seus países, destacando a homofobia de sua sociedade. A Netflix conta com 11 temporadas em seu catálogo.

  • 05

    QUEER EYE

    Nova versão da famosa série "Queer Eye For a Straight Guy" . O objetivo continua o mesmo: transformar a vida de pessoas, em sua maioria homens heterossexuais, em cinco quesitos: decoração, moda, gastronomia, estilo pessoal e cultura. A produção aproveita o inusitado encontro para dar "pitadas" sobre dignidade gay, comportamento e busca pela aceitação social.  As cinco temporadas estão disponíveis na Netflix.

  • 06

    MILK - A VOZ DA IGUALDADE

    Concisa radiografia do cineasta Gus Vant Sant sobre a trajetória de Harvey Milk, o primeiro gay assumido a alcançar um cargo público de importância nos Estados Unidos, no caso uma vaga na Câmara de Supervisores de São Francisco, em 1977. O filme tem problemas estruturais - com um roteiro pouco ousado para um tema tão relevante -, mas se segura graças à ótima atuação de Sean Penn, que levou o Oscar de Melhor Ator pela segunda fez.  Disponível no Telecine Play e Looke.

  • 07

    HOJE EU QUERO VOLTAR SOZINHO

    Belíssimo drama brasileiro dirigido com sensibilidade por Daniel Ribeiro. O longa-metragem fez sucesso internacional, chegando a ser o representante do Brasil na disputa pelo Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, em 2014. De forma leve e delicada, assuntos como a descoberta da sexualidade e do amor adolescente são expostas na tela com franqueza e bom gosto. Leonardo (Ghilherme Lobo), que é deficiente visual, tenta lidar com a mãe superprotetora, ao mesmo tempo em que busca a independência. Quando Gabriel (Fabio Audi) chega na cidade, novos sentimentos começam a surgir. Disponível na Netflix.

  • 08

    LOOKING

    Premiada série disponível na HBO GO que retrata dos dramas e problemas amorosos enfrentados pela comunidade LGBTQ+ de São Franciso, nos Estados Unidos. Aqui, a escolha do elenco - todos em ótimas atuações - é o destaque. Acompanhamos três amigos vivendo diversas experiências. De personalidades distintas,  buscam objetivos diferentes: Patrick (Jonathan Groff) está tentando voltar a namorar depois de descobrir que seu ex está noivo; Agustín (Frankie J. Alvarez) está prestes a assumir um relacionamento sério; e Don (Murray Bartlett) está enfrentando uma crise de meia-idade.

  • 09

    120 BATIMENTOS POR MINUTO

    Em cartaz na Globo Filmes, o drama francês, vencedor do Grande Prêmio do Júri no Festival de Cannes 2017, faz um belíssimo resgate sobre a luta contra o preconceito em relação à Aids na década de 1990. Na centro da trama, a história do grupo ativista Act Up, que intensifica seus esforços para que a sociedade reconheça a importância da prevenção e do tratamento do HIV.  Em meio às manifestações, conhecemos Nathan (Arnaud Valois), um jovem que se apaixona por Sean (Nahuel Pérez Biscayart), apesar de seu estado de saúde cada vez mais delicado. Segura direção do cineasta Robin Campillo. 

  • 10

    GRACE & FRANKIE

    É impossível não se apaixonar por uma série que conta com Jane Fonda e Lily Tomlin como protagonistas. Junte a isso, uma trama inusitada, que flerta com o pastelão: duas mulheres se tornaram amigas (antes eram rivais) após seus respectivos maridos revelarem que tem um caso há anos e querem se separar delas para se casarem. Aí está o charme da atração disponível na Netflix, uma história recheada de exagero e bom humor. Também fazem parte do elenco, Martin Sheen, Sam Waterson e Brooklyn Decker, todos em ótimas performances.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais