> >
Redação divide opiniões de candidatos no primeiro dia de prova do Enem

Redação divide opiniões de candidatos no primeiro dia de prova do Enem

O tema "Democratização do acesso ao cinema no Brasil" pegou muitos candidatos de surpresa, que esperavam um tema mais em evidência no país ou no mundo

Publicado em 3 de novembro de 2019 às 22:40

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Candidatos aguardando abertura dos portões no primeiro dia de provas do Enem. (Caíque Verli)

Os candidatos que participaram do primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) demonstraram impressões diferentes sobre a prova realizada neste domingo (3). Nesta primeira etapa do exame, eles tiveram que responder 45 questões de Linguagens e 45 de Ciências Humanas, além de elaborar a redação. O tema "Democratização do acesso ao cinema no Brasil" pegou muitos estudantes de surpresa.

Quem terminou a prova rápido, passando pouco do prazo mínimo de duas horas, disse não ter encontrado muitas dificuldades no conteúdo. É o caso do universitário Lucas Teixeira, 21, que cursa Fisioterapia e está tentando uma boa nota no Enem para melhorar a bolsa de estudos. "Achei a prova bem tranquila, a redação também teve um tema tranquilo. Não tive muita dificuldade", disse.

Lucas Teixeira foi um dos primeiros a finalizar a prova do Enem em uma faculdade particular, em Goiabeiras. (José Carlos Schaeffer)

Outros candidatos que fizeram o Enem no ano passado e repetiram o exame neste ano perceberam um conteúdo mais interpretativo, como estudante de administração Luca Simões, de 19 anos. "Achei a prova um pouco diferente da do ano passado. As questões tinham mais texto e menos figuras e imagens para analisar. O tema da redação surpreendeu. Eu vi pouca gente falando sobre ele."

PROVA EXAUSTIVA

Quem ficou até próximo do fim do tempo de prova achou o conteúdo extenso e bem cansativo. O estudante Guilherme Nunes, 17, que quer cursar Relações Internacionais, afirmou que apesar de o tema da redação ter sido inesperado, conseguiu desenvolver um bom texto.  

"É bastante cansativo ficar mais de 5 horas sentado fazendo a prova. A parte que mais pegou mesmo foi a redação. Durante todo o ano, os professores mostraram vários temas que poderiam cair para a gente estudar, e esse não foi apresentado nas aulas. Foi um tema bastante surpreendente mesmo, mas deu para desenvolver uma boa redação sim", relatou.

Guilherme Nunes classificou a prova do Enem como cansativa e longa. (José Carlos Schaeffer)

Já o estudante Lucas Costa Faria, 20, que está tentando o curso de Medicina, afirmou que a prova estava melhor do que a do ano passado, porém mais cansativa. “Eu achei ela melhor do que a do ano passado, com menos complexidade de conteúdos. Estavam mais flexíveis, exigindo mais atenção e interpretação da prova. Por isso, foi bem cansativa”, explicou.

MÃE E FILHO JUNTOS

A jornalista Francineide Ferreira, 46, e o filho Lucas Ferreira, 15, fizeram a prova juntos. Ela tentando o curso de Psicologia e ele como treineiro, já que ainda está no primeiro ano do ensino médio. A redação e o conteúdo mais interpretativo também foram destacados por ambos.

“O tema da redação foi simples, poderiam ter outras coisas para abordar. A prova teve questões muito contextuais o que ajuda a gente como eu que já está fora da escola há bastante tempo. Foi cansativo tanto para ele quanto para mim", afirmou.

A jornalista Francineide Ferreira e o filho Lucas Ferreira, de 16 anos, realizaram a prova do Enem. (José Carlos Schaeffer)

Este vídeo pode te interessar

O primeiro dia de provas movimentou a Grande Vitória. Nos locais de aplicação do exame, o trânsito ficou complicado no meio do dia, durante o início das provas, e por volta das 19h, quando o horário para a realização do teste foi encerrado. Por isso, na volta para casa os candidatos enfrentaram dificuldades.  Segundo a Polícia Militar, nenhuma ocorrência foi registrada durante a realização das provas no Estado. 

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais