> >
Prova de Linguagens do Enem exigiu muita interpretação, dizem professores

Prova de Linguagens do Enem exigiu muita interpretação, dizem professores

Exame foi considerado fácil, porém cansativo. Nas línguas estrangeiras, questões abordaram assuntos do cotidiano

Publicado em 3 de novembro de 2019 às 23:51

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Primeiro dia de prova contou com questões de Linguagens e Ciências Humanas e também Redação. (Arquivo)

O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi considerado relativamente fácil por professores. As questões de Linguagens trouxeram temas críticos, apesar de pouco polêmicos, e cobrou dos candidatos muita interpretação de texto. Neste domingo (3), candidatos fizeram as provas de Linguagens e Ciências Humanas, além da Redação. Confira a avaliação do primeiro dia de prova realizada pelos professores do Colégio Salesiano no vídeo abaixo.

A professora de Língua Portuguesa e Literatura do Colégio Salesiano, Aurélia Nascimento, avaliou a prova como densa. Ela destacou que esta edição trouxe textos grandes e bastante interpretativos. Ela chamou atenção também para um número reduzido de questões de literatura em comparação com os anos anteriores.

Aspas de citação

Foi uma prova muito cansativa, com bastante texto e muita interpretação, como já havia sendo nos últimos anos. Uma diferença é que cobraram menos literatura do que costume 

Aurélia Nascimento
Professora de Língua Portuguesa e Literatura
Aspas de citação

As questões de língua estrangeira, tanto inglês quanto espanhol, não devem ter trazido muita dor de cabeça aos candidatos. Os professores Mariana Brotto e Josele Monteiro avaliaram a prova com um nível de dificuldade fácil. Eles ressaltaram que as questões trouxeram diferentes gêneros textuais e assuntos do cotidiano de forma inteligente e crítica.

"A prova de espanhol me deixou muito feliz. Os textos faziam com que o aluno fosse crítico e consciente do assunto que estava sendo abordado. Não teve pegadinhas. Até mesmo quem não tinha uma bagagem muito grande de espanhol conseguiu fazer a prova", avaliou Josele. 

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais