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Redação: Mesmo com tema surpresa, textos de apoio ajudaram argumentação

Redação: Mesmo com tema surpresa, textos de apoio ajudaram argumentação

“Democratização do acesso ao cinema no Brasil” não era um assunto esperado pelos participantes e também não muito debatido pela sociedade ultimamente. No entanto, textos de apoio ajudaram na argumentação

Publicado em 3 de novembro de 2019 às 23:31

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A redação do Enem vazou minutos após o início da realização da prova neste domingo (03). (Reprodução/twitter)

tema da redação do Enem 2019 pegou muitos – ou quase todos – os candidatos de surpresa. A “Democratização do acesso ao cinema no Brasil” não era um assunto esperado pelos participantes e também não muito debatido pela sociedade ultimamente. Isso fez com que os candidatos se concentrassem nos textos motivacionais do próprio exame e também em critérios técnicos de estudo.

O professor Lúcio Manga, que deu um intensivão para candidatos no último sábado (2) na Rede Gazeta, comentou os principais pontos da redação e como os candidatos poderiam desenvolver argumentos para um bom texto. A partir do tema, três perguntas definiriam o percurso do participante, segundo o professor.

“Por que é preciso democratizar o acesso ao cinema? Por que é dificil democratizar o acesso ao cinema? E que iniciativas precisariam ser tomadas para democratizar o acesso ao cinema?”, destacou.

A partir daí, a análise dos textos da coletânea oferecida na prova guiariam o desenvolvimento da argumentação, como pontua o professor em cada um deles.

Texto 1: “Como essa estranha máquina de austeros cientistas virou uma máquina de contar estórias para enormes plateias, de geração em geração, durante quase um século?”

“A coletânea 1 fala da ideia do cinema, então você poderia pensar em por que o cinema encanta? por que ele se popularizou? E também faz pensar se antes era um espaço democrático. Com esse questionamento, o candidato poderia pensar na magia do cinema, na fantasia, na catarse”, explicou.

Texto 2: fala de Edgar Morin, “o cinema como máquina que registra a existência”

“No texto 2 da coletânea, ele podia pensar na fala de Edgar Morin, o cinema como a máquina que registra a existência. Mas isso está muito ligado ao filme, que é a magia do cinema também, podendo trazer como alicerce de entretenimento e comportamento, reflexão. Só que a problemática seria que no mundo contemporâneo, a televisão e internet apresentam filmes com repertório variado. Então, há uma mudança também no comportamento. O indivíduo não deixou de assistir a filmes o que mudou foi o espaço para contemplação da magia do cinema”.

Texto 3: Dados de frequentadores de cinemas e usuários de TV no Brasil

“No texto três, você tem os dados da coletânea apontando para o número de frequentadores do cinema, que aumentou. Mas ai poderia, com argumento crítico, pensar ‘quem é esse individuo que hoje vai ao cinema?’ Porque a gente tem que lembrar também que o publico, em função de ser no shopping, dá para definir uma classe social dos frequentadores”, disse.

O professor de Português Lúcio Manga classificou o tema da prova como surpreendente - Editoria: Cidades - Foto: Vitor Jubini - GZ. (Vitor Jubini)

Texto 4: A mudança no consumo de cinema com a urbanização acelerada

“E o texto 4 aponta para o contexto histórico, que é a mudança representativa, a urbanização, a falta de investimento em infraestrutura, a baixa capitalização das empresas exibidoras, a mudança de tecnologia. Tudo isso foi excluindo, segundo a coletânea, populações inteiras que estavam distante desse centro urbano mais capitalizados. O candidato poderia, com isso, pensar nos espaços elitizados, caros, distantes da periferia”, disse.

Quem participou do intensivão e fez o Enem hoje foi pego de surpresa. Mas soube se apegar as dicas e desenvolver um bom raciocínio. A candidata Elisa Rabello destacou a organização na hora de formular o texto. “Segui algumas recomendações, como começar pela redação e passar a limpo só no final. Demorei um tempo para pensar a estratégia que eu ia usar na argumentação, mas, depois de ler os textos motivacionais mais de uma vez, eu consegui tirar algumas dúvidas e fazer bem a redação”, disse.

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Gabriela Bonadiman, que também participou do aulão soube se aproveitar das dicas e fazer um bom texto. “Achei bem dificil, ninguém esperava um tema desse. Mas eu li um dos textos motivadores e um deles me ajudou bastante a criar o raciocínio”, destacou.

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