> >
45 cursos on-line e grátis para se qualificar na quarentena

45 cursos on-line e grátis para se qualificar na quarentena

Há opções para quem quer dar uma turbinada no currículo, aprimorar o próprio negócio ou ainda aprender a fazer investimento em ações

Publicado em 23 de maio de 2020 às 06:01

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura

Com o avanço do coronavírus, a orientação das autoridades é para que as pessoas fiquem em casa. Para aproveitar o tempo durante o isolamento social, é possível fazer cursos de qualificação on-line. São 45 oportunidades para quem quer dar uma turbinada no currículo, aprimorar o próprio negócio ou ainda ganhar dinheiro.

As qualificações estão disponíveis em sites de instituições como FGV e Universidade de São Paulo (USP), Sebrae, Sesi, entre outras. Até a Câmara dos Deputados tem oferta de vagas.

Além de estudar de graça, o aluno ainda recebe certificado de conclusão desses cursos. As aulas têm carga horária de poucas horas e são ideais para ampliar o conhecimento.

A vice-presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos, seccional Espírito Santo, Neidy Christo, destaca que o importante é que o profissional faça uma autoavaliação para que a escolha do curso seja assertiva e possa potencializar o seu desenvolvimento.

“Ter foco nas escolhas fará toda diferença para o aproveitamento do tempo, do curso e dos conteúdos. Não adianta querer fazer milhares de cursos ao mesmo tempo e não conseguir assimilar como o aprendizado poderá ajudá-lo no dia a dia”, avalia

CONFIRA OS CURSOS

EMPREENDEDORISMO

Sebrae oferece vagas mais de 150 possibilidades de qualificação. Dentre as opções estão: Como planejar o seu negócio; Como expandir seu negócio; Marketing digital para empreendedor; Internacionalização de startups; Atendimento ao cliente e Como vender pela internet na crise do coronavírus.

Uma outra opção para os empreendedores é oferecido pela Endeavor, com o curso Primeiros passos para montar seu negócio.

Há ainda curso de Empreendedorismo, no Senai, e Estratégia de negócios, na Fundação Bradesco.

TECNOLOGIA

O Brasil Mais Digital oferece cursos de Conceitos Básicos para Desenvolvimento de Software, enquanto que o Instituto Federal do Rio Grande do Sul tem aulas para aprender programação.

Há ainda aula de Lógica de Programação no Senai

LÍNGUAS

Universidade de Cambridge, que oferece 168 exercícios para quem quer aprender a língua inglesa. A ideia do programa é incentivar uma maior familiaridade de estrangeiros com o idioma.

Quem tem um nível inicial pode optar pelo Mini curso de inglês da Udemy.

MARKETING

Para quem quer aprender técnicas de vendas na internet, a opção é a fazer um curso na Com School. Dentre as alternativas estão: Como vender no Instagram; como montar uma loja virtual; e Marketing no Youtube.

Já na Udemy, há curso de Marketing Digital para iniciantes. A mesma qualificação também é oferecida pelo Google.

A FGV oferece aulas gratuitas de Fundamento de Marketing e a ESPM opções para aprender a Gerenciar uma Crise em Redes Sociais, além de aulas gratuitas para aprender sobre SEO.

FINANÇAS

E para quem precisa dicas sobre dinheiro, pode fazer o curso de Fundamentos de finanças ou Cálculo financeiro Básico para administração financeira, ambos da FGV

Já o aluno que quer aprender sobre investimentos pode fazer o curso de Tesouro Direto para iniciantes, oferecido pela Udemy.

Na Escola Virtual da Fundação Bradesco, é possível aprender Matemática Financeira com o uso da HP 12C.

A qualificação sobre Educação financeira é oferecida na Câmara dos Deputados e a Administrando o Seu Dinheiro no Sesi.

Quem quer organizar as finanças, evitar dívidas e investir em ações pode fazer o curso da B3.

DESENVOLVIMENTO PESSOAL

Aproveitar o isolamento social para se desenvolver também é uma boa alternativa. Para se ter uma ideia, a Câmara dos Deputados tem curso de Gestão de Projetos

ESPM também está com cursos online gratuito de Produtividade na Quarentena. Já o Autoconhecimento pode ser desenvolvido no curso da Fundação Estudar.

A instituição também tem aulas de Como se Preparar para Processos Seletivos.

Já no Sesi, as opções são: Qualidade no Atendimento e Postura Profissional; Redação Administrativa; Comunicação no Foco Organizacional e Comunicação Efetiva

O curso de Segurança do Trabalho pode ser feito no Senai.

Este vídeo pode te interessar

Outra instituição de ensino que oferece cursos de qualificação de graça é a PUC do Rio Grande do Sul. O profissional pode aprender sobre Produtividade e gestão de tempo e propósito; Como alcançar objetivos profissionais e metas financeiras; e Mentalidade de Desenvolvimento Contínuo.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais