Trabalho e educação nunca andam separados

É a sociedade que sai ganhando com essa parceria, com a formação do capital humano para o país que é o motor da geração de riquezas e da redução das desigualdades

Publicado em 01/05/2025 às 01h00
Escola
Sala de aula. Crédito: Divulgação

Estamos diante de grandes transformações nas dinâmicas do trabalho, protagonizadas pelo avanço da inteligência artificial e da automação. As novas tecnologias já vêm tendo também impacto nas relações trabalhistas, que precisam superar os padrões do século XX, com as leis  ainda engessadas do Brasil. A cada novo Dia do Trabalho, novos cenários se desenham para o futuro, com muitas dúvidas e poucas certezas. 

Mas há algo que é certo. Não dá para prever o amanhã com precisão, mas é perfeitamente possível se preparar para o que virá.  Em sua coluna desta quarta-feira, Rafael Furlanetti, sócio e diretor de Relações Institucionais da XP, contou a história de seu jovem conterrâneo de São Gabriel da Palha, João Victor, de 17 anos. Um adolescente que estudou em escola pública e já foi aceito em duas universidades da Ivy League, as mais conceituadas e difíceis de ingressar nos Estados Unidos.

Uma história que está só começando e ainda vai render muito na trajetória educacional e profissional de João Victor, com impacto nas suas escolhas de vida. Muitas oportunidades surgirão pelo caminho, mesmo em um mercado de trabalho reconfigurado pela tecnologia e em constante transformação. Fica evidente que é a educação que prepara a sociedade para o que virá... mas ela mesma não pode ficar parada no tempo.

A sala de aula precisa preparar os futuros trabalhadores a formularem um pensamento mais crítico e racional, sem deixar de lado a criatividade. As competências digitais já são mandatórias, para encarar uma nova lógica laboral. E o acesso a essas habilidades mais complexas precisa chegar à maior parte da população, com o ensino público acompanhando essa evolução educacional e estimulando o surgimento de alunos tão bem-sucedidos quanto João Victor, com um futuro promissor.

Educação e trabalho estão sempre de mãos dadas. É a sociedade que sai ganhando com essa parceria, com a formação do capital humano  que é o motor  da geração de riquezas e da redução das desigualdades. Um país se desenvolve quando seus trabalhadores, com alto grau de escolaridade e experiência profissional, também estão plenamente desenvolvidos.

A Gazeta integra o

Saiba mais
Educação Trabalho

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.