Publicado em 30 de novembro de 2019 às 10:50
Apenas 5% de produtos que estavam entre os mais destacados na versão online dos varejistas mês passado entraram na Black Friday nesta sexta-feira (29), indica levantamento feito pela reportagem. >
Em 3 de outubro, a reportagem passou a monitorar os cinco primeiros produtos que apareciam na tela quando se faziam buscas nas lojas por termos como "celular", "geladeira" ou "bola de futebol".>
Foram analisadas nessa amostra 97 categorias de produtos, que resultaram em 2.845 itens em destaque.>
Nesta sexta-feira, a reportagem pesquisou nas mesmas lojas quais itens entraram em páginas identificadas como de Black Friday ou similares (como golden friday).>
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No total, o levantamento encontrou 10,5 mil produtos identificados como participantes da promoção. Mas, da lista de 2.845 produtos em destaque há 57 dias, apenas 156 entraram como participante da Black Friday (5%).>
As lojas online pesquisadas foram Amazon, Americanas, Casas Bahia, Extra, Magazine Luiza, Pontofrio, Pernambucanas e Submarino.>
Uma das estratégias dos lojistas no ecommerce da Black Friday é apostar em produtos com a demanda reprimida, de acordo com Marco Quintarelli, consultor de varejo.>
"Os produtos que têm demanda contínua serão vendidos no futuro, independentemente do preço, então nem sempre faz sentido diminuir a margem de lucro se o item será vendido depois", diz.>
"Por isso surgem promoções de panela elétrica de arroz, e não necessariamente de uma televisão de ponta", exemplifica.>
O Pontofrio foi o varejista que, dentro da amostra, menos colocou na Black Friday produtos que eram destaque há dois meses. Dos 475 itens monitorados, somente um estava na Black Friday (ferro a vapor Arno steam essential FE20 com spray).>
Não entraram na Black Friday, por exemplo, as cinco geladeiras que estavam em destaque em outubro (dois modelos da Brastemp, dois da Electrolux e um da Consul).>
O levantamento começou em outubro, distante da Black Friday, para que não houvesse interferências no monitoramento por ações como "Black November", em que os varejistas fazem promoções preparativas para a Black Friday.>
Numa outra forma de analisar o evento, o levantamento também acompanhou os itens que apareciam com destaque em buscas mais específicas feitas há dois meses (por exemplo, itens como Samsung Galaxy ou iPhone X).>
Nesse tipo de busca, foram monitorados 9.500 itens. Apenas 511 (6%) entraram na Black Friday.>
A Magazine Luiza disse que determina os produtos que vão para a promoção no site e na loja física conforme parceria estabelecida com fornecedores e também por meio dos itens "favoritados" em seu aplicativo de compras.>
"Analisamos se esse item [favoritado] pode ser negociado com uma precificação melhor, procurando criar a melhor oferta para o consumidor", afirmou Rafael Montalvão, diretor de marketing ecommerce da marca.>
A Amazon disse que cada usuário receberá uma oferta de produtos, dependendo de seu histórico de compras (a Folha usou uma espécie de aba anônima nas buscas, o que não deixa registro de buscas anteriores).>
A empresa disse ainda que colocou na Black Friday itens de alta demanda.>
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